Volta às aulas: dicas para preparar uma lancheira saudável para seu filho

Volta às aulas: dicas para preparar uma lancheira saudável para seu filho

Férias chegando ao fim e a agitação já começa a aparecer na casa de quem tem crianças em idade escolar. É hora de deixar os uniformes arrumados, conferir o material escolar e também, de garantir uma alimentação correta para os pequenos, mesmo fora de casa.

Preparar uma lancheira saudável para a criançada não é tarefa fácil, porém, é algo possível. O ideal é evitar aquelas ‘besteirinhas’ açucaradas ou cheias de gorduras, frequentemente encontrados nas cantinas.

Para que o hábito da alimentação saudável seja algo presente no dia a dia e alcance também as crianças, é preciso ter tudo planejado. Veja algumas dicas de como deixar a lancheira do seu filho saudável e cheia de coisas boas para ele.

1. Faça uma lista

Sim, organize uma listinha com cada dia da semana e um possível cardápio que irá compor a lancheira. Isso vai te ajudar a comprar os produtos certo e a evitar aquele estresse causado quando fica tudo pra última hora. Com a listinha, você também evita comprar coisas desnecessárias.

2. Sem ultraprocessados

Com tantas boas opções no mercado, optar pelos ultraprocessados não é uma ideia tão legal assim. Opte por comidas mais naturais, aquelas que podem ser levadas dentro da lancheira sem estragar ou sofrer alterações. A saúde do seu filho agradece!

3. Comidas naturais? Sim!

Uma alimentação leve e equilibrada permite que as crianças recebam a quantia necessária de nutrientes e vitaminas. Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil atinge cerca 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos ao redor do mundo? Alimentos naturais oferecem maior qualidade de vida para seu filho.

4. Experimente coisas novas

Pois é, não é nada fácil inserir coisas novas no cardápio da criançada. Mas isso não quer dizer que não vale a pena tentar. Tente apresentar alimentos novos sempre que possível.

5. Não desista. Insista!

É normal que as crianças não queiram provar novas alimentos nessa fase. Não se sinta culpado por isso. Mas não desista de apresentar as novidades por conta disso. Uma dica é: faça coisas legais com os alimentos como, formatos diferentes, carinhas, animais e por aí vai. Faça a criatividade sua melhor aliada!

Recomendados para você