Principais causas das tosses

Principais causas das tosses

O outono é também época de gripes e alergias, um fator que incomoda muita gente é a tosse seca persistente e que normalmente piora de noite.

A tosse é um reflexo vital do organismo, geralmente causado pela presença de algum corpo estranho nas vias respiratórias ou inalação de substâncias tóxicas.

As tosses seca, tosse com catarro e a tosse alérgica podem ainda ser um dos sintoma relacionados à gripe, resfriado, pneumonia, crises de bronquite, coqueluche e muitas outras doenças.

Já a tosse seca persistente que após algum tempo se apresenta com catarro pode ser tuberculose e neste caso é importante marcar uma consulta com um pneumologista para que ele indique o melhor tratamento.

Casos de tosse seca persistente por mais de 1 semana, merecem mais atenção, especialmente se o indivíduo tiver asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. Ela pode significar uma piora do quadro e a necessidade de tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.

Tosse alérgica

A tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persistente que ocorre sempre que o indivíduo é exposto àquilo que ele tem alergia, que pode ser o pelo de gato ou de cachorro, poeira ou o pólen das flores ou a determinadas plantas, por exemplo.

Tosse seca

A tosse seca pode ser causada por uma irritação na garganta causada pela inalação de fumaça, cigarro ou objeto estranho nas vias aéreas, por exemplo, e descobrir a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. A água é um bom remédio natural que pode ajudar no tratamento da tosse seca, pois ela irá manter a garganta hidratada, acalmando a tosse.

Tosse com catarro

A tosse com catarro pode ser causada por doenças respiratórias, como gripe, resfriado ou infecção respiratória, por exemplo. Neste caso ela vem acompanhada de outros sintomas, como dor no corpo e, por vezes, febre. Seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios para tosse que ajudam na eliminação do catarro, mas sempre sob orientação médica para evitar complicações.

Cuidados básicos para evitar a tosse, gripes e resfriados:

Não dormir com o cabelo molhado
Manter os pés aquecidos, utilizando meias;
Manter a garganta sempre bem hidratada, ingerindo água constantemente;
Evitar permanecer em locais com corrente de ar;
Vestir-se adequadamente de acordo com a estação do ano;
Evitar permanecer em locais empoeirados.
Estes cuidados são simples de serem seguidos e podem ajudar a controlar a tosse seca, alérgica ou com catarro. No entanto, se a tosse persistir por mais de 7 dias, um médico deverá ser consultado.

Recomendados para você