Saúde intensifica vacinação contra HPV, Meningite C e Hepatite B

Saúde intensifica vacinação contra HPV, Meningite C e Hepatite B

Começou ontem (24) e segue até dia 28 de julho, uma campanha para instensificar a imunização contra HPV, Meningite C para adolescentes e Hepatite B para todas as faixas etárias. 

A medida é uma orientação da Secretaria de Saúde do Estado de Saúde e tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação desta faixa etária (adolescente e adulto) e aumentar a cobertura vacinal. Desta forma, o público-alvo inclui jovens, de 9 a 14 anos de idade e adultos.

A vacina HPV será oferecida para meninas de 9 a 14 anos de idade. Para aquelas que iniciaram a vacinação até 14 anos, poderão receber a D2 independentemente da idade. Já os meninos devem ser imunizados de 11 a 14 anos. Vale ressaltar que o esquema vacinal é de duas doses com intervalo de seis meses.

Para a imunização da Meningite, a vacina Meningocócica C abrange meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade. Para os adolescentes, que nunca foram imunizados contra a Meningite C, será oferecida dose única da vacina. Já aqueles que receberam a vacina anteriormente, terão direito a uma dose de reforço. Este é o primeiro ano que a vacina meningocócica C abrangerá os adolescentes. Até o ano passado, somente as crianças com até quatro anos recebiam a dose.

Em relação à vacinação de Hepatite B, a dose será oferecida para todas as faixas etárias. O esquema vacinal da Hepatite B consiste de três doses e as pessoas estarão protegidas apenas se estiverem com o esquema completo.

Assim como qualquer outra dose de vacina, estes três tipos também são encontrados em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber basta apresentar a caderneta de vacinação ou um documento pessoal.
 

Recomendados para você