Confirmada morte de macaco por febre amarela em Jundiaí

Confirmada morte de macaco por febre amarela em Jundiaí

A partir da próxima semana, a prefeitura vai disponibilizar a vacina contra a febre amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida foi tomada na última quinta-feira (17) após a confirmação da doença em um macaco encontrado morto, no bairro São José da Pedra Santa. Não há registro de transmissão em humanos na região de Jundiaí.

O governo já vem desenvolvendo ações de prevenção e realizando imunização em toda área rural, conforme priorizado pela Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal, desde o mês de abril, nas UBSs e aos finais de semana percorrendo os bairros rurais.

Com o novo cenário epidemiológico, há indicação técnica para que toda a população de Jundiaí seja imunizada. Dessa forma, a partir da próxima segunda-feira (21), a vacina será disponibilizada nas 36 UBSs. Cada uma terá um dia específico da semana para esta ação, facilitando o acesso da população. No bairro São José da Pedra Santa será feita uma intensificação com vacinação casa a casa.

Quem deve ser vacinado?

Precisam ser imunizadas crianças a partir de nove meses a idosos. As restrições individuais serão analisadas pelos profissionais de saúde. A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado anteriormente não precisa realizar o reforço.

Macacos não transmitem

A transmissão da doença ocorre através da picada de insetos dos gêneros Haemagogus e Sabethes que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas. Por isso, esses animais são tidos como ‘sentinelas’ da doença para os humanos. Dessa forma, é importante que não sejam mortos ou feridos. Caso encontre algum animal nessas condições, avise imediatamente a Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Relação das UBS e dias de vacinação

Recomendados para você