Obras da Unidade Básica de Saúde do Jardim Tulipas estão na reta final

Obras da Unidade Básica de Saúde do Jardim Tulipas estão na reta final

Contemplada com verba proveniente do Programa do Ministério da Saúde Requalifica, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Tulipas está com as obras a todo o vapor para ser a segunda Nova UBS da cidade. Com um mês de trabalhos, a primeira ala está na reta final para receber a pintura, e consequente liberação para uso.

A melhoria contempla a ambiência, acessibilidade e pintura de todo o prédio e padronização interna e externa para o melhor atendimento aos 13 mil usuários. A meta para a finalização de todo o espaço, incluindo a construção de uma área externa para as atividades integrativas, é neste segundo semestre.

“A reforma teve início no dia 11 de junho e a expectativa é que a primeira fase termine nos próximos 10 dias. Essa ala é a que demanda maior trabalho, com a troca de todo o piso e revestimento de várias salas, pintura, melhoria nos sanitários e acessibilidade. Depois da pintura, os atendimentos odontológicos que foram transferidos para a UBS Eloy Chaves serão retomados. Na sequência, a obra do outro lado, onde são os consultórios, será feita por sala, para evitar a transferência e não ter impacto para a população”, detalha a gerente da UBS, Roseli Aparecida de Souza Leal.

O valor de investimento na UBS Tulipas é estimado em R$ 58.629,01. “A unidade terá acessibilidade total, mobiliário confortável, além da padronização interna e externa. Assim como foi feito na UBS Maringá, a UBS Tulipas também terá o padrão Nova UBS, com o totem do programa ‘Guardião da Saúde’ e o programa ‘Posso Ajudar’, ambos desenhados pela gestão Luiz Fernando Machado para qualificar o atendimento em saúde, com meta de buscar a excelência no atendimento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Com os programas, o usuário poderá classificar como foi o serviço recebido na unidade (Guardião da Saúde) ou ter as dúvidas solucionadas e, os atendimentos, encaminhados (Posso Ajudar) rapidamente.

A UBS Tulipas tem estrutura tradicional, com oferta de consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologia, além do acolhimento, distribuição de medicamentos, coleta de exames, vacinas e curativos juntamente com grupos de apoio à saúde. Com 12 agentes comunitários de saúde, a UBS Tulipas atende ao bairro com a Estratégia de Saúde da Família.

Recomendados para você