Sarampo: campanha para crianças será no dia 6 de agosto

Sarampo: campanha para crianças será no dia 6 de agosto

A vacinação contra o Sarampo faz parte da rotina das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A imunização é indicada para crianças e adultos (não vacinados anteriormente). De 6 e 31 de agosto, com o “Dia D” no dia 18, será realizada Campanha de Vacinação específica para Sarampo e Poliomielite para crianças entre 1 a 4 anos, com o objetivo de reduzir a possibilidade de circulação dos vírus entre a população. A estratégia de vacinar as crianças entre 1 e 4 anos, tem por objetivo conter a circulação dos vírus.

“Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral, destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC), até maio de 2018, de 88% da população abaixo de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses). A vacinação é a melhor forma de prevenção das doenças. Por isso, é preciso que a população mantenha a carteira vacinal das crianças em dia, inclusive para os adultos. Para saber se existe a necessidade de imunização, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteira de vacinação para a avaliação. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de funcionamento”, comenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.
Imunização

A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. O Ministério da Saúde preconiza a imunização até os 49 anos. Porém, no Estado de São Paulo, o preconizado é para nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade.

A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto,quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Recomendados para você