Jundiaí sofre com falta de vacinas nas UBSs

Jundiaí sofre com falta de vacinas nas UBSs

Quem precisa de vacinas específicas contra Hepatite A e B, raiva e tetra viral está tendo dificuldades em encontrar as doses nos postos de saúde de Jundiaí. Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e afixadas em algumas das principais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade explicam que algumas vacinas estão em falta no país e não há data definida para normalizar o fornecimento.

As vacinas em falta são:

Hepatite A: as cargas recebidas pelo país no final de novembro ainda estão aguardando processo alfandegário e análise dos órgãos competentes para então serem distribuídas aos Estados e repassadas aos municípios;

Hepatite B: não há estoque disponível e o Ministério aguarda repasse, desde o mês de agosto do ano passado, pelo Instituto Butantã, que deve disponibilizar 17 millhões de doses, mas ainda sem prazo definido.

Tetraviral e varicela monovalente: não houve envio devido à indisponibilidade no estoque. Doses da vacina varicela monovalente aguardam trâmites administrativos para posterior análise e envio aos municípios.

Raiva: estoques recebidos em outubro ainda aguardam liberação e análise. Todo o estoque nacional e estadual venceu em novembro de 2015.

DTPa: vacina não têm sido distribuída desde abril de 2015, devido a problemas de abastecimento relacionadas à produção mudial e indisponibilidade de fornecedores que possam atender à demanda brasileira.

Pólio: a vacina pólio oral está sendo modificada e deixará de contar o polivírus tipo 2. Os últimos frascos disponíveis no município estão sendo usados e devem durar até o mês de agosto, quando há a previsão de o Ministério da Saúde disponibilizar novo estoque.

Recomendados para você