Pacientes esperam até 6 meses por consultas e exames em Jundiaí

Pacientes esperam até 6 meses por consultas e exames em Jundiaí

Demora no agendamento de consultas e falta de especialistas são queixas comuns de quem precisa de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Jundiaí. Especialidades como pediatria e ginecologia podem levar pelo menos três meses para o agendamento. Já oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia, por exemplo, o tempo de espera pode de chegar a seis meses.

Este é o caso do jovem Ederson Rocha, que há quatro meses aguarda uma consulta com um clínico vascular. Encaminhado pelo posto de saúde, já tentou agendar por três vezes a consulta, mas a vaga mais próxima é para outubro. “Estou aguardando para ver se consigo um encaixe, mas pelo o que a atendente me informou, dificilmente a consulta será marcada para antes de outubro”, conta.

Já para a dona de casa Lucimara Antunes - que após o marido ficar desempregado perdeu o convênio médico - a batalha é agendar uma consulta com o ginecologista. “Estou há mais de um ano sem fazer o exame de papanicolau e não consigo um encaixe para antes de novembro”, disse. Por outro lado, ela elogia o atendimento que recebeu para o filho, de sete meses, que agora passa com pediatra em um posto de saúde. “Apesar da demora para agendar a primeira consulta, fui muito bem atendida e o médico foi muito atencioso”, completa. As próximas consultas para o filho já ficam agendadas para o mês seguinte.

Já em relação a exames específicos, pacientes reclamam que o atraso na marcação atrapalha o andamento do tratamento. A diarista Benedita de Lima, por exemplo, conta que, por conta de uma hérnia está afastada do trabalho há dois meses e não há previsão de data para fazer a tomografia que irá indicar a gravidade do problema e seu tratamento específico. “Como ganho por dia trabalhado, está difícil de manter as contas em dia com este afastamento. E enquanto não consigo agendar o exame, mais tempo fico sem trabalhar”, desabafa.

De acordo com a Prefeitura, para diminuir o prazo de espera, os especialistas estão atendendo junto com os médicos nas Unidades Básicas de Saúde. Isso diminiuu a espera para, em média, 120 dias.

Pelo Brasil

A realidade da espera por consultas e exames é nacional. Segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina divulgada em 2015, 58% dos entrevistados esperam até seis meses para uma consulta com especialista no Sistema Único de Saúde (SUS) e 41% mais do que isso. Cerca de três em cada dez brasileiros (ou alguém em seu domicílio) aguardam para ser atendidos, principalmente para consultas médicas, exames e cirurgias.

Recomendados para você