Mais de 3 mil aguardam consulta com ortopedista em Jundiaí

Mais de 3 mil aguardam consulta com ortopedista em Jundiaí

Atualmente, 3.356 pacientes estão na fila à espera por uma primeira consulta com um ortopedista em Jundiaí. A intenção da Prefeitura é reduzir este número já que, a partir de 11 de julho, os pacientes atendidos nas Unidades de Básicas de Saúde (UBSs) terão seus casos discutidos entre o médico da UBS (clínico geral, pediatra, ginecologista e médico da família) e o especialista.

A partir da discussão de cada caso será definido se o paciente deve ser acompanhado pelo especialista ou pelo médico da UBS. Com essa iniciativa, a expectativa da Unidade de Promoção da Saúde é reduzir em até 30% a fila de espera para a especialidade de ortopedia.

“A proposta é não somente diminuir a fila de espera, mas qualificar esta fila. Isto quer dizer que serão encaminhados para o especialista apenas os casos que tem critério para um acompanhamento especializado. Os demais seguirão na atenção básica para acompanhamento clínico. É importante que esta atividade seja contínua, visando fortalecer a atenção básica na condução dos casos” explica a integrante da equipe do Núcleo de Regulação da Saúde da UGPS, Crissen de Arruda Barbirato Horta.

Antes de iniciar o chamado apoio matricial, a UGPS está realizando reuniões com médicos e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a fim de pactuar o Protocolo de Ortopedia e informar sobre a dinâmica desta atividade.

A rotina do matriciamento começa com a equipe da unidade de saúde selecionando os casos que serão atendidos e discutidos de forma compartilhada, ou seja, entre médico da unidade e especialista.

Para os usuários da rede de atenção básica, o apoio matricial não é nenhuma novidade. Desde fevereiro deste ano, ele está ocorrendo com a especialidade de Reumatologia. Os números são considerados positivos pela Prefeitura. Em quatro meses, a fila de espera caiu 27%. Dos iniciais 2130 pacientes que aguardavam pela consulta em fevereiro, o mês de junho terminou com uma demanda de 1.569 na espera.

De acordo com Crissen, o apoio matricial começou pelas especialidades com maior demanda reprimida. A próxima especialidade a receber o apoio matricial será a Neuropediatria.

Recomendados para você