Quarta, 19/Dez/2018

12º GAC comemora 96º aniversário

Jundiaí
Typography

Solenidade cívica contou com a presença de autoridades um grupo de crianças do projeto “Força do Esporte”

O cenário era perfeito para a solenidade especial. Sob o manto do céu anil, contrastado com o verde da área às margens da Rodovia Anhanguera e o sol escaldante, típico de verão em plena primavera, a entoação incisiva do Hino Nacional foi o cartão de visita da cerimônia comemorativa ao 96º aniversário a do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Grupo Barão de Jundiahy, na manhã desta quinta-feira (15).

Diante de autoridades militares e civis, além de convidados especiais, como um grupo de crianças do projeto “Força do Esporte”, o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, comandante do 12º GAC, fez o acalorado discurso sobre a história do grupo criado por decreto em 18 de outubro de 1919.

Mendes passeou com palavras por toda trajetória que a unidade do Exército, em Jundiaí, transpôs. Desde sua fundação, novas denominações e homenageou antigos comandantes, como o tenente-coronel Pompeu da Silva Loureiro, líder pioneiro do então 2º Grupo de Artilharia de Montanha.

O tenente-coronel lembrou que a designação atual, 12º Grupo de Artilharia de Campanha, só veio em 1972, no comando do coronel Alberto Abreu Santa Rita. “Hoje comemoramos com alegria e orgulho mais um aniversário de criação de nosso Grupo Barão de Jundiahy. Que esta data sirva para ratificarmos o propósito de empenharmo-nos com todas as nossas forças na busca, cada vez maior, de nossa profissionalização plena com vistas à defesa de nossa soberania, com o povo livre e confiante no futuro do Brasil”, exaltou o tenente-coronel Messias.

O comandante também fez elogios à tropa, que participou da formatura. “Vocês são os continuadores de uma obra, sempre eficiente na instrução, na disciplina, no trabalho e nas missões que lhes couberem”, disse.

O coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires de Carvalho, que representou o prefeito Pedro Bigardi na solenidade desta quinta-feira, disse que a presença do 12º GAC traz notoriedade a Jundiaí. “O Exército é um grande aliado na proposta de integração da política de segurança pública colocada em prática pelo prefeito Pedro Bigardi. Um grande parceiro da Prefeitura e importante na soberania nacional”, comentou.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, o coordenador do Procon, Adilton Garcia, e o vereador José Dias também estiveram na solenidade de aniversário 12º GAC.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS