Hospital de Campo Limpo Paulista se prepara para realizar mamografia e ultrassonografia

Hospital de Campo Limpo Paulista se prepara para realizar mamografia e ultrassonografia

As mulheres campolimpenses contarão com dois importantes aliados nos cuidados com a saúde e prevenção do câncer. O Hospital de Clínicas está preparando a sala de mamografia e uma sala de ultrassom. A previsão é iniciar os atendimentos até o final de setembro e zerar a fila para os procedimentos no município.

De acordo com o prefeito Dr. Japim Andrade, a realização desses exames fazem parte da implantação de uma política de direito das mulheres. "Reativamos o Programa de Planejamento Familiar, com possibilidade de laqueadura ou vasectomia, estamos realizando colposcopias na UBS Central e agora iremos ampliar a oferta desses exames, tão importantes para a saúde da mulher, em nossa rede."

O secretário de Saúde, dr. Luiz Angelo Zanoti, explicou que estima que a fila para a mamografia na cidade tenha cerca de 1.500 mulheres. "Recentemente fizemos uma parceria com o município de Cajamar, que tem nos mandado pacientes para o Centro de Nefrologia. Em contrapartida, eles realizam 200 mamografias por mês."

Por conta da parceria e do equipamento que irá funcionar no Hospital de Clínicas, a expectativa para zerar a fila é de até quatro meses. Além de Cajamar, atualmente as campolimpenses fazem mamografia em Jundiaí, porém, a oferta é de apenas 70 vagas por mês.

Além disso, apesar de a Secretaria de Saúde já realizar ultrassonografia no município, também há fila para o procedimento.

Recomendados para você