Campo Limpo Paulista terá hospital veterinário

Campo Limpo Paulista terá hospital veterinário

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, estuda junto à UNIFACCAMP, uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um hospital veterinário no município.

A futura estrutura prevê o atendimento gratuito para famílias de baixa renda, consultas a preços acessíveis, além de oferecer campo para o ensino da medicina veterinária. O espaço abrigará ainda o Centro de Zoonoses.

De acordo com o prefeito, Dr. Japim Andrade, a ideia é de que a Prefeitura faça a concessão de um terreno para a instituição de ensino que, em contrapartida, deve fazer a construção do prédio, oferecer atendimento gratuito às pessoas com baixa renda, além dos serviços gratuitos de castração e cuidados relacionados ao Bem-estar Animal.

Em reunião nesta quarta-feira (19), o chefe do Executivo discutiu as possibilidades do projeto junto ao vice-reitor e mantenedor da UNIFACCAMP, Nelson Gentil.

"O projeto já foi arquitetado e está na fase final para darmos início. A parceria vai agregar uma nova característica à cidade como polo educacional e de referência na proteção animal", destacou Japim.

Para Nelson Gentil, a construção do hospital veterinário será a realização de um sonho.

"Estamos muito alegres em contar com a parceria nesta empreitada que está prestes a se concretizar. Levaremos nossos alunos de medicina veterinária a um nível mais elevado em profissionalismo e atrairemos para a cidade novos olhares investidores de cunho educacional e de pesquisas", salientou o educador.

Estrutura

O hospital veterinário terá dois andares e estará implantado no Jardim Corcovado, no antigo canil, com uma estrutura de 2,5 mil m². O local vai abrigar um centro cirúrgico, baias para animais de grande porte, estrutura de consultórios para atendimentos, setor do Bem-estar Animal, salas de banho e tosa, raio-x e demais espaços destinados ao cuidado animal.

De acordo com a secretária de Obras e Planejamento, Márcia dos Santos, a construção irá demandar um investimento de mais de R$ 2 milhões.

"As projeções estão prontas e só precisamos adequar alguns pontos. A construção será viabilizada pela UNIFACCAMP, enquanto a municipalidade oferecerá o espaço em regime de concessão ao hospital veterinário."

A construção do hospital irá envolver alunos da UNIFACCAMP estagiando nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Comunicação.

Estiveram na reunião o chefe de Gabinete, Marcos Aparecido; a diretora de Desenvolvimento Econômico, Thelma Braga; a representante do setor ambiental da Prefeitura, Amabili Caramory e a coordenadora dos cursos de Saúde da UNIFACCAMP, Silvia Ribeiro Oyama.

Recomendados para você