Área de risco: deslizamento de terra atinge casa no Botujuru

Área de risco: deslizamento de terra atinge casa no Botujuru

Em Campo Limpo Paulista (SP), um deslizamento de terra também atingiu uma casa no Distrito de Botujuru. Os moradores não estavam na residência na hora do acidente.

Três pessoas moram no local, sendo um casal e uma criança de 3 anos. Eles perceberam o risco e, antes da chuva, decidiram dormir na casa de parentes.

Um muro que ficava atrás da casa foi derrubado com a força da lama, que desceu a encosta e atingiu a parte de trás do imóvel. A residência não foi destruída, mas corre risco de desabar, já que a estrutura pode estar comprometida.

Os vizinhos contaram que, quando o deslizamento aconteceu, foi possível ouvir um barulho muito alto.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu 95 milímetros na cidade.

Nas últimas 72 horas, o acumulado foi de 115 milímetros, um volume considerado alto, já que o solo pode ficar encharcado e ter risco de deslizamento.

A Defesa Civil esteve no local e caminhões da prefeitura devem chegar na parte da tarde para retirar todo o material dos entornos da casa.

O coordenador da Defesa Civil, Bruno Galvão, explica que, na noite de sexta-feira, foi feita uma primeira avaliação na casa e na residência vizinha, que não apresentou nenhum risco ao morador.

Assim que o material for retirado, as equipes vão fazer uma nova avaliação para verificar se houve dano estrutural. Se não houver, a família será autorizada a voltar para a residência.

Bruno diz ainda que o Distrito do Botujuru é classificado como área de risco entre graus dois e três por causa das encostas e taludes.

O coordenador afirmou que a cidade está em estado de alerta e que toda a equipe da Defesa Civil está em campo fazendo vistorias nas área mais críticas.

Recomendados para você