Campo Limpo Paulista reforça a vacinação contra Febre Amarela

Campo Limpo Paulista reforça a vacinação contra Febre Amarela

Quem ainda não se vacinou contra Febre Amarela em Campo Limpo Paulista (SP) pode procurar as Unidades Básicas de Saúde: Botujuru, Central e São José. Desde 2018 já foram aplicadas 60.609 doses em moradores do município, representando cerca de 73,44% da população.

 

Em 2019 o município não registrou nenhum caso da doença. Em 2018 foram três, entre eles duas pessoas curadas e um óbito.

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada em contato físico e a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

Há dois diferentes ciclos epidemiológicos de transmissão: o silvestre e o urbano. Mas a doença tem as mesmas características sob o ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico. No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas (macacos) são os principais hospedeiros e amplificadores do vírus e os vetores são os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao entrar em áreas de mata.

Já o ciclo urbano, o homem é um único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir dos mosquitos Aedes aegypti infectados.

Os sintomas iniciais são: febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma extensão mais grave da doença.

Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos), hemorragia, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. A doença pode levar à morte.

Vacinação

UBS Botujuru e Central, a vacinação é realizada nas quartas-feiras, das 7h30 às 11h30; UBS São José a imunização é feita nas segundas-feiras, das 7h30 às 11h30.

Recomendados para você