Rápido Luxo denuncia desvio de uso de cartões de benefício em ônibus

Rápido Luxo denuncia desvio de uso de cartões de benefício em ônibus

Usuários de ônibus da Rápido Luxo Campinas (RLC) estão sendo investigados por estelionato por utilizar irregularmente os cartões de benefício, como 'Escolar', 'Gratuidade' e 'Jovem 21'.

A empresa registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil após apreender dezenas destes cartões em operação no terminal central de Campo Limpo Paulista.

Segundo a RLC, atualmente 25% das viagens na cidade são feitas de forma gratuita. Alguns idosos, escolares e usuários que têm o cartão 'Jovem 21', emprestam ou vendem os cartões de benefícios para golpistas e terceiros.

“A Rápido Luxo Campinas está fazendo um trabalho de fiscalização para coibir fraudes e uso indevido de cartões em Campo Limpo Paulista”, informou a empresa, em nota.

As fraudes de desvios de uso nas gratuidades vêm crescendo na cidade, o que levou a empresa a aumentar a fiscalização no terminal central para identificar os usuários irregulares que passam pela catraca.

Na operação realizada no último dia 8, não foi possível qualificar as pessoas que portavam os cartões indevidamente em razão do grande fluxo, porém os cartões foram apreendidos com os nomes dos beneficiários originais.

Prejuízo

Os cartões de benefícios, sejam eles o 'Jovem 21', que concede 70% em relação à tarifa vigente de R$ 4,30, o 'Escolar', que dá desconto de 50%, e os cartões 'Idoso' e 'Deficiente', que concedem 100% de gratuidade, são pessoais e intransferíveis.

Portanto, não podem ser usados por terceiros ou parente e também não podem ser vendidos a golpistas e cambistas.

Segundo a RLC, o uso indevido desses cartões, fato que está se tornando cada vez mais comum em Campo Limpo, acarreta prejuízos aos demais usuários pois influencia diretamente no cálculo da tarifa, prejudica investimentos em renovação de frota e, por fim, afeta melhorias na prestação de serviços.

“O uso indevido causa a chamada evasão de receita e, com menos receita, a concessionária também acaba com os seus projetos de melhorias impactados”, informa a empresa.

Saiba mais

Toda a política tarifária e concessão de benefícios dentro de qualquer município é de prerrogativa e responsabilidade do Poder Executivo.

Portanto, cabe ao município rever as gratuidades e os critérios de concessão das mesmas.

Um dos casos que mais preocupa a RLC é o denominado cartão 'Jovem 21', um cartão que concede desconto de 70% sobre o valor da tarifa.

Para obtê-lo é extremamente simples: basta a pessoa ter menos de 21 anos, apresentar comprovante de residência e a carteira de trabalho para comprovar que está desempregado. Porém, emprestá-lo ou vendê-lo a um terceiro, configura o desvio de uso.

A fragilidade no sistema e na sua fiscalização, no entanto, acaba por permitir o uso do cartão por adultos, sendo que o benefício seria exclusivamente para o jovem se locomover até o local de estudo ou trabalho.

Recomendados para você