Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial comemoram Carnaval com muitas brincadeiras

Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial comemoram Carnaval com muitas brincadeiras

Na tarde de quinta-feira (28), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contou com brincadeiras, comes e bebes, além de muitas marchinhas no ritmo da folia para os pacientes. A comemoração do Carnaval teve apoio das alunas do curso de Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Campo Limpo Paulista (ETEC).

 

Ao som de "Mamãe eu quero", os pacientes se divertiam ao brincarem de dança das cadeiras. Para César Augusto Alves, de 33 anos, o dia foi divertido. "Eu gosto muito de vir aqui. Participo das atividades e hoje eu gostei de fazer as máscaras. A minha é do Homem-Aranha", disse.

A coordenadora do CAPS, Patrícia Colonna Cruz, as atividades de socialização são importantes no tratamento. "A ideia é recolocá-los na sociedade. Por isso, aqui trabalhamos a convivência. Eles absorvem novos conhecimentos e se sentem valorizados. A festinha de carnaval os insere no que está acontecendo agora, que é este período de folia", explica.  

Para a professora de enfermagem da ETEC, Maria Aparecida dos Santos, o momento foi de orgulho. "Faz parte da vivência da enfermagem essa assistência psiquiátrica, que forma os alunos para atuarem posteriormente. Ficamos felizes em ver a iniciativa de nossos alunos em promoverem esta socialização com os pacientes", afirmou a educadora.

Com mais de 23 pacientes atendidos por dia, a unidade oferece diversas oficinas para os pacientes entre elas: cozinha, caminhada, artesanato, beleza, cuidado com as plantas do Viveiro Municipal, cinema, gincanas entre muitas outras. 

O funcionamento do CAPS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todos pacientes passam por um acolhimento, no qual é avaliada a necessidade de consulta com psiquiatra. O endereço é Avenida Dom Pedro, 1901, Jardim Guanciale. Mais informações: (11) 4812-6655.

Recomendados para você