Campo Limpo Paulista itensifica ações de combate à tuberculose

Campo Limpo Paulista itensifica ações de combate à tuberculose

Em Campo Limpo Paulista (SP), entre os dias 11 e 20 de março, a Secretaria de Saúde do município, por meio da Vigilância de Saúde, intensifica a busca ativa de casos de tuberculoses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O exame para detectar a doença será feito das 7h às 15h30.

 

Pessoas que apresentam tosse há mais de uma semana, febre baixa vespertina, falta de apetite e perda de peso devem realizar o exame para detectar a doença, que está disponível nas UBSs o ano todo.

A ação é realizada por conta do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 18 de março, próxima segunda-feira.

Tuberculose

A tuberculose é uma das doenças mais antigas da humanidade. Ela é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Esta doença ataca principalmente os pulmões, mas pode chegar a outros órgãos. Quanto mais comprometido o sistema de defesa da pessoa, maior o risco dela disseminar.

É transmitida pelo ar, ou seja, uma pessoa com tuberculose pulmonar pode transmitir a doença para outra pessoa por meio de tosse e do espirro.

Se tiver tuberculose, a pessoa deve ser tratada o mais rápido possível para aumentar as chances de cura da doença e evitar que seja transmitida a outras pessoas. O tratamento dura no mínimo seis meses. Os comprimidos devem ser tomados diariamente na unidade de saúde sob supervisão de um profissional de saúde.

Para evitar a doença, mantenha ambientes arejados com muita entrada de sol para diminuir a circulação do bacilo.

Recomendados para você