Biólogo de Itupeva se destaca como ilustrador de aves

Biólogo de Itupeva se destaca como ilustrador de aves

Desde criança, o biólogo de Itupeva, Fernando Igor de Godoy, 31 anos, gosta de animais e de desenhar. Suas incursões em campo pelas matas também começaram cedo e desde pequeno levava consigo um caderno para desenhar o que via. Ele foi aprimorando novas técnicas e com o desenrolar da sua profissão, a atividade da ilustração se expandiu junto e atualmente é um dos principais ilustradores de aves do país.

O gosto por desenhar as aves da fauna brasileira é como um hobby, uma paixão como ele define, que se concretizou em prol da conservação. As ilustrações de Godoy chamam a atenção pelos detalhes e cores das aves. "Quanto mais eu estudo mais aprendo a admirá-las, seja pelo comportamento, vocalização, plumagem exuberante, entre outros detalhes", destaca.

Atualmente, Godoy trabalha como pesquisador de aves pela empresa privada Casa da Floresta, onde atua desde 2011. O trabalho dele consiste em levantar e monitor aves, identificando, gravando e fotografando em diversas áreas do Brasil. Porém, paralelamente a este trabalho, ele também ministra oficinas de ilustração de aves no Sesc SP, tanto para adultos quanto para crianças, além de atuar como guia de observação de pássaros. 

O biólogo sonha em produzir um guia para auxiliar as pessoas a identificar todas as espécies de aves nacionais. "Atualmente, o objetivo do meu trabalho é fazer com o que os meus desenhos despertem o interesse pelas aves, que ele possa ser reconhecido para que atinja cada vez mais pessoas e que isso reflita na conservação das aves", declara o biólogo formado como bolsista em 2009 pela Universidade de Santo Amaro.

Renda extra

As ilustrações de Godoy também estão reproduzidas em quadros, canecas, azulejos, chaveiros, quebra-cabeças, sacolas produzidas de garrafas pets, toalhas e outros produtos que garantem uma renda extra ao biólogo que é de Itupeva, mas atualmente mora em Piracicaba com a esposa e a filhinha. O lucro com os souvenirs também ajuda na obtenção de materiais para que ele produza mais desenhos.

 "Quando me casei, minha esposa quis fazer canecas para os padrinhos, e eu tive a ideia de fazer algumas com meus desenhos também. Muitas pessoas viram e gostaram da ideia e começaram a encomendar, então comecei eu mesmo a produzir tais canecas e depois minha esposa sugeriu que eu estampasse os desenhos em mais locais ", explica.

Os produtos podem ser encontrados pelo site ornitologiaearte.wix.com/fernandoigordegodoy. Confira alguns dos trabalhos de Godoy:

Biólogo de Itupeva se destaca como ilustrador de aves 2

Biólogo de Itupeva se destaca como ilustrador de aves 1

IMG 9398

Recomendados para você