"Fico feliz em partilhar. Vou colocar outras frutas no portão", diz morador de Itupeva

"Fico feliz em partilhar. Vou colocar outras frutas no portão", diz morador de Itupeva

Nesta quarta-feira (2), o Tribuna de Jundiaí publicou a iniciativa de José Strabeli, que decidiu colocar na frente da sua chácara uma sacola com mangas que são plantadas em seu quintal e geram mais frutos do que ele consome.

Nossa reportagem entrou em contato com ele, que falou um pouco mais sobre a ideia, que surgiu após encontrar na internet uma postagem que mostrava a iniciativa comum em alguns países da Europa.

Agora, José garante que pretende colocar à disposição de quem passa na rua outros tipos de frutas. "Tenho além da manga, acerola, abacate, laranja, pitanga, carambola e banana. Muitas vezes distribuo para vizinhos e parentes, mas vou colocar outras frutas no portão", afirmou.

Ele garante que ficou muito feliz pela repercussão e por poder inspirar outras pessoas a realizarem atitudes como a sua. "Fico muito feliz de poder partilhar com as pessoas as frutas que eu cultivo no meu quintal", continuou o aposentado.

José mora em uma chácara que fica em uma rua sem saída, mas ele garante que mesmo com o pouco movimento, as mangas que ficaram dentro da sacola estão sendo sempre recolhidas. "Inclusive, hoje, os trabalhadores da coleta de lixo também passaram por aqui e pagaram uma fruta", lembrou.

Ao colocar as frutas pela primeira vez na cerca da sua casa, ele não imaginava que daria tão certo. "Tinha dúvidas se ia dar certo. A primeira vez que coloquei tirei a foto e não publiquei no Facebook. No dia seguinte eu resolvi publicar. Fiquei surpreso com a repercussão que teve".

O itupevense diz que sua publicação fez sucesso e que houve um comentário  de uma pessoa que mencionava já ter visto esse tipo de iniciativa no 'primeiro mundo', mas que no Brasil era algo chocante. "Aí eu respondi 'Yes, we can!', que significa 'Sim, nos podemos!', expressão muito utilizada nos Estados Unidos", continuou. 

Agora, depois da repercussão, José deseja que a iniciativa seja compartilhada e levada para cada vez mais locais. "Tem muita gente querendo partilhar o que tem", finalizou.

Recomendados para você