Itupeva fica em 1º lugar no Aglomerado Urbano e se consolida na geração de emprego

Itupeva fica em 1º lugar no Aglomerado Urbano e se consolida na geração de emprego

Itupeva (SP) apresenta mais uma vez resultados positivos no desenvolvimento econômico, a cidade garantiu a melhor colocação na escala que mostra a evolução do emprego formal. O município ficou em 1º lugar no Aglomerado Urbano de Jundiaí, se levado em consideração o tamanho da população, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que mostram também a cidade em 12º lugar no Estado de São Paulo.

Os dados apresentados mostram que em 2018 houve um crescimento de 8,61% no número de vagas de emprego criadas na cidade com relação ao período anterior. Ao todo, o município gerou um saldo positivo de 2.083 novas vagas formais.

“O resultado positivo se dá por conta do trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão do prefeito Marcão Marchi. A intenção é trazer empresas para Itupeva, conquistar novamente a confiança dos empreendedores, e profissionalizar os moradores por meio de cursos gratuitos”, disse o prefeito em exercício Alexandre Mustafa.

“Ter Itupeva em uma posição de destaque tanto na região, quanto no Estado, mostra que estamos no caminho certo. Além disso, o mais importante é que essa é uma mudança direta na qualidade de vida dos itupevenses”, completou.

Resultados

A criação do programa ‘InovAção Itupeva’, em 2017, preparou um ambiente favorável à instalação de novos empreendimentos na cidade. Com mais facilidade para as suas implantações, 25 indústrias chegaram à cidade em 2018, enquanto o comércio cresceu com 218 novos estabelecimentos, gerando diversas vagas de empregos.

Ainda criando mais oportunidades aos moradores de Itupeva, em novembro de 2017 foi inaugurada a Sala do Empreendedor, oferecendo um espaço aos micro e pequenos empreendedores. Foram atendidas mais de 1178 pessoas e abertas 449 MEIs (Microempreendedor Individual), gerando crescimento de 159,5% em pouco mais de um ano.

A Prefeitura também investiu diretamente na profissionalização dos moradores. Foram mais de quatro mil vagas em cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Itupeva, por meio de parcerias entre secretarias e Fundo Social de Solidariedade com instituições como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Além destes, a parceria com o Sebrae e Associação Comercial e Industrial (ACE) de Itupeva também capacitou cerca de 180 pessoas com diversos cursos.

A Prefeitura deixa o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) à disposição de indústrias e comércios para auxílio na contratação de mão de obra local. O espaço atende cerca de 100 pessoas por dia.

Serviços

A Sala do Empreendedor fica no Paço Municipal, na Avenida Eduardo Aníbal Lourençon, 15, Parque das Vinhas, Itupeva (SP). O telefone do local é (11) 4591-8152 e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30.

Já o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fica na Rua Hildebrando Ferraz, 192, Centro, Itupeva (SP). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para candidatar-se em novas vagas é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. O telefone do local é (11) 4591-0450 – ramal 222.

O Fundo Social fica na Rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 100, no Jardim São Vicente, Itupeva (SP) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações no telefone (11) 4496-3131.

Recomendados para você