Campanha cadastra novos doadores de medula para ajudar garoto com leucemia

Campanha cadastra novos doadores de medula para ajudar garoto com leucemia

Ciça Capobiando, voluntária em serviços sociais na região de Jundiaí (SP), conheceu a família de Luís Felipe há 1 ano e dois meses. O garoto de 13 anos foi diagnosticado com leucemia e aguarda um transplante de medula óssea.

 

Quando soube da doença do menino, Ciça não pensou duas vezes e começou a ajudar a campanha #todospeloluisfelipe, idealizada por Ana Paula Marciano que está engajada no cadastramento de novos doadores de medula óssea para crianças com leucemia. O objetivo da iniciativa é cadastrar pelo menos 300 novos doadores, no dia 16 de fevereiro.

Luís Felipe está internado há 31 dias e nesta segunda-feira (11) teve de raspar o cabelo. Mas, nem por isso deixou o otimismo de lado: o garoto acredita que vai encontrar um doador compatível no dia do evento.

Ciça, que atua com serviços voluntários há mais de 26 anos, conta que ajudar o próximo é um legado de família, já que sua mãe também realizava trabalhos semelhantes. “Minha mãe deixou esse legado que é amar o próximo como a si mesmo”, completa.

A ligação com o garoto começou desde o primeiro dia em que ela começou ajudar a família. Ciça conta que às vezes fica com ele no hospital para que os pais possam descansar um pouco. “Considero ele como se fosse meu filho. Vou fazer o possível e o impossível para encontrar um doador”, afirma emocionada.

O cadastramento ocorrerá no dia 16 de fevereiro, das 9h às 13h, na Escola Victória Raymundo (Avenida Emílio Chechinato, 211, Jardim Alegria, Itupeva).

Doação de medula óssea

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o procedimento de coleta da medula óssea é seguro e a quantidade doada é reposta rapidamente pelo organismo, de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-troncos.

Recomendados para você