Desafios do Jogo da “Baleia Azul” causam pânico em escolas de Jundiaí

Desafios do Jogo da “Baleia Azul” causam pânico em escolas de Jundiaí

As redes sociais tomaram conta da vida das pessoas. É difícil encontrar quem não navegue por algum tipo de site ou de aplicativo. O problema é que no meio de tanta oferta há algumas armadilhas. É o caso do desafio da 'Baleia Azul', um jogo on-line, difundido no mundo todo, que pode convencer o participante a fazer provas perigosas e até a se matar.

A brincadeira causou pânico em Jundiaí na manhã desta quarta-feira (19), depois de uma mensagem de suposta participante viralizar nas redes sociais anunciando a entrega de 30 balas envenenadas para crianças de três escolas do município.

As escolas citadas na mensagem são EMEB Pedro de Oliveira, EMEB Duílio Mazieiro e EMEB Aparecida Bernardi do Amaral. De acordo com a diretora da EMEB Aparecida Bernardi, Mariana Carboni Avelino, a notícia chegou logo pela manhã e os pais se movimentaram em frente à escola preocupados. “Nossa escola é segura e não permitimos a entrada de estranhos, já recebemos o apoio da Guarda Municipal e alertamos os pais e orientamos as crianças a não receberem nada de pessoas estranhas, estamos monitorando para que nada aconteça,” afirmou Mariana.

O pai de um aluno da EMEB Aparecida Bernardi relatou que a notícia o deixou muito assustado e com medo, “Já tinha ouvido a respeito desse jogo, mas não esperava que chegasse aqui, muito menos nessas condições, meu filho não costuma pedir nada a ninguém, mas é ingênuo, se alguém oferecer ele aceita, o que agora me preocupa muito, sinceramente não sei o que fazer isso me da muito medo,” disse Willian Monteiro.

O Gestor de Segurança do Município, Paulo Sergio Giacomelli Stel (Jacó), explicou que a Guarda já faz o patrulhamento nas escolas, mas, com a suposta notícia os guardas terão atenção redobrada nas escolas citas. “Já estávamos investigando supostas ações a respeito do jogo, mas com a mensagem na manhã de hoje acionamos a Polícia Civil e Militar e estamos trabalhando em conjunto para evitar qualquer problema”, esclarece Jacó.

De acordo com reportagem do Jornal da Região, o delegado da Seccional da Polícia Civil, Luiz Carlos Branco Júnior, determinou para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) o início das apurações.

Para facilitar o trabalho da Polícia, a DIG pede para os pais avisarem, no Disque Denúncia, o telefone 181, o número do telefone celular de quem enviou a mensagem.

Os donos serão chamados na Delegacia, para tentar identificar o autor das ameaças.

Em outro caso investigado durante as eleições, a Polícia Civil de Jundiaí conseguiu identificar as pessoas que fizeram “corrente” com denúncias falsas.

Um dos policiais destacados pelo delegado da DIG, Luiz Carlos Duarte, disse que a pessoa que está distribuindo essa mensagem e colocando os pais em pânico poderá ser presa e será denunciada à Justiça.

Recomendados para você