Jundiaí fecha o primeiro semestre com saldo positivo de empregos

Jundiaí fecha o primeiro semestre com saldo positivo de empregos

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Jundiaí fechou o primeiro semestre deste ano com saldo positivo para a geração de empregos. Além disso, o resultado foi superior em comparação ao mesmo período do ano passado.

Dados fornecidos pela prefeitura ao Tribuna de Jundiaí aponta a recuperação da indústria e do setor de prestação de serviço como um dos fatores que aumentou a criação de postos de trabalho com carteira assinada no município.


Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que foram gerados 820 novos empregos formais em Jundiaí entre janeiro e junho deste ano (30.773 contratações ante 29.953 demissões). O número é muito superior ao registrado no primeiro semestre de 2017, quando 1.566 vagas de emprego foram fechadas na cidade (28.879 contratações ante 30.445 demissões).

Este ano, o setor de serviços já criou 1.041 novos postos, enquanto a indústria gerou 552 vagas. Das três principais atividades da economia local, apenas o comércio tem saldo negativo no primeiro semestre (-1.034).


Outro fator considerado para o saldo positivo é o ambiente de negócios oferecido na cidade, atraindo assim novos investimentos produtivos que geram emprego e renda para a população. “Temos consciência do papel da iniciativa privada na criação de vagas de trabalho e, desde que assumimos a Prefeitura, temos trabalhado para aproximar o poder público dos empresários. Nós, como agentes políticos, temos de atuar como fomentadores, deixando a criação de vagas para quem investe no Município”, ressaltou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Entre as iniciativas implementadas para fomentar a geração de empregos, pode-se citar a criação do Grupo GTT Competitividade, que ajuda a reduzir a burocracia e a consequente aceleração nos processos internos, além da realização, todas as quintas-feiras, de reuniões semanais do prefeito com grandes empresários para entender as demandas e aproximar o poder público da iniciativa privada, entre outras.

Para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante de Castro, o estímulo ao empreendedorismo também tem papel importante nos resultados alcançados. “Nossa equipe tem atuado fortemente, em parceria com as assessorias municipais, na capacitação de empreendedores em várias regiões de Jundiaí. O empreendedorismo é um excelente caminho para superar as crises econômicas”, comenta.

Recomendados para você