Coxinha de queijo aprovada por unanimidade como patrimônio de Jundiaí

Coxinha de queijo aprovada por unanimidade como patrimônio de Jundiaí

Na última terça-feira (7), o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), realizou uma reunião ordinária especial ao Mês do Patrimônio Histórico e Cultural. Uma das pautas da reunião era o processo de tornar a coxinha de queijo um patrimônio imaterial da cidade, proposta que foi aprovada por unanimidade. Além da coxinha de queijo, também receberam o registro de patrimônio imaterial o modo de produção de vinho artesanal, o Fusca Clube e o Paulista Futebol Clube.

Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, que é também conselheiro, os registros servem como salvaguardas. “Registrando esses itens, nos certificamos de que eles permanecerão na memória afetiva dos jundiaienses.”


O registro dos quatro itens passou por audiência pública de participação popular na Câmara Municipal no dia 28 de junho e, com o parecer favorável do Conselho, segue para avaliação e elaboração de minuta pela Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC). Após assinatura da autoridade municipal e publicação na Imprensa Oficial, os bens imateriais serão lançados no livro de tombo, ocasião em que fica oficialmente formalizado o registro.

Atualmente, o Município conta como patrimônios imateriais o bloco carnavalesco Refogado do Sandi, a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí e o Clube Beneficente Cultural Recreativo 28 de Setembro.

Mais atividades

A programação especial do evento promovido pela UGC segue até o dia 31 deste mês, com palestra sobre memória e cidadania (16 de agosto, às 19h30), a Conferência Municipal de Cultura (10 e 11 de agosto), Domingo no Parque (12 de agosto, das 9h às 17h), Sexta no Centro (17 de agosto, das 18h às 22h), o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial (23, 24 e 25 de agosto), o 2º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico (26 de agosto, a partir das 10h) e a Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama (31 de agosto, às 10h).

A programação pode ser consultada no hotsite do evento.

Recomendados para você