Cães e gatos devem ser vacinados a partir de segunda-feira (13) em Jundiaí

Cães e gatos devem ser vacinados a partir de segunda-feira (13) em Jundiaí

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), dá início à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018, na segunda-feira (13). A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. Neste ano, foram registrados três casos de raiva em morcegos e cinco em bovinos (veja a matéria).

A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei, sendo a melhor forma de proteger os cães e gatos e, consequentemente, os humanos contra a doença. Neste ano, consulta de postos pode ser feita pelo site ou APP Prefeitura Jundiaí.

Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, animais idosos e aqueles em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem). Os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos: os cães em coleiras e guias e os gatos, contidos em caixas de transporte ou fronhas/sacos de estopa. O veterinário da UVZ lembra que não serão fornecidas vacinas para aplicação em casa. A vacinação em domicílio em domicílio na área urbana não será realizada, exceto, aos proprietários que possuírem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizarem cadastro prévio na UVZ, entre os dias 16 de julho a 1 de setembro, com RG ou CPF e comprovante de endereço.

Com 12 cães em casa, Márcia Moraes, 48 anos, não deixa de imunizar os animais de estimação contra a raiva. Com a visita da equipe da UVZ, protege os pets contra a doença, que já acometeu alguns animais de estimação em cidades vizinhas. “A raiva é uma doença fatal. O trabalho de imunização gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí facilita o acesso da população. Há postos em todos os bairros, e, para quem tem muitos cães, como é o meu caso, a equipe vai até a casa”, conta.

Mapa interativo

Para facilitar o acesso da população à consulta dos postos, a UVZ em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) disponibilizam mapa interativo com os endereços, datas e horários de funcionamento. De fácil acesso, o link está disponível na página principal no site da Prefeitura de Jundiaí e pode ser acessado também via celular ou até pelo APP Prefeitura de Jundiaí. “Moro na região rural da cidade, no loteamento Santo Antonio. Aqui a vacinação é feita pelas equipes itinerantes. Poder consultar a data e a hora em que estarão circulando pelo bairro, pelo celular, ajuda muito a não perder a oportunidade de ter a vacina, na porta de casa”, comenta a dona de casa Elza Maria Pereira de Freitas, 57 anos. Para consultar as informações, basta ao usuário selecionar o bairro, clicar no local e receber a informação na tela do computador ou celular.

Recomendados para você