Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conquista 2º lugar em competição

Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conquista 2º lugar em competição

Após intenso treinamento, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) alcançou o 2º lugar no Torneio Ações Especiais k-9 – edição 2018, realizado pelo 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM).

O certame aconteceu no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e reuniu 53 instituições de todo o país, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul; além de cidades do interior do Estado de São Paulo.

Cães de forças policiais concorreram nas categorias Civil e Militar, com premiação final em troféu e valor simbólico em dinheiro.

A Corporação de Jundiaí levou para a competição os cães de trabalho Sadan e Gold – o grande campeão -, conduzidos respectivamente pelos GMs Gildomar e Júlio César. Exemplares da raça pastor belga Malinois, os cães de trabalho k-9 contaram com um suporte técnico-profissional para a realização dos treinamentos, na participação da GMF Martins, também os guardas municipais Pupo, Rufino, Francisco, Calixto e Ícaro.

Adestradores, figurantes, condutores e cães extremamente profissionais, um grupo comprometido e responsável pelo mérito alcançado. Os treinamentos foram realizados na Pista de Progressão Militar (PPM) do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Grupo Barão de Jundiahy.

Supervisionados pelo inspetor Alceu Marestoni, responsável pelo setor, a equipe foi um dos grandes destaques durante as competições.

“Um resultado que muito nos orgulha uma vez que o trabalho é integrado, cada um contribui com a sua parcela de profissionalismo e experiência. É a safra nova do Canil, inclusive com a atuação de novos guardas municipais que ingressaram na instituição no dia 29 de junho”, contou o inspetor.

Referência

O Canil da GM é referência no cenário nacional por sua estrutura física. O espaço conta com cães de trabalho com certificação internacional e o único cão em destaque na América Latina que passou a integrar o Rank Brasil – o livro dos recordes brasileiros, o Guiness Book nacional: em 2009, o cão farejador K-9 Athom (pastor belga Malinois) encontrou mais de nove toneladas de droga em único lugar.

Ao todo foram 9.011.010 quilos de maconha, escondidos em um caminhão abandonado que falsamente transportava madeiras pela rodovia Romildo Prado, em Itatiba (SP).

Recomendados para você