Prefeitura reforça parceria com projeto de conservação ‘Nascentes Jundiaí’

Prefeitura reforça parceria com projeto de conservação ‘Nascentes Jundiaí’

Os representantes da The Nature Conservancy (TNC) participaram, nesta segunda-feira (10), de uma reunião na Prefeitura de Jundiaí para um reforço de parceria para o projeto ‘Nascentes Jundiaí’. A entidade tem apoiado técnicos da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo no mapeamento de propriedades rurais aptas para a recuperação florestal exigida por lei para o entorno de nascentes e riachos.

“Este é um projeto que precisa ser feito, até porque estamos de olho no futuro das próximas gerações. O nosso compromisso é contribuir no que for preciso. Conheço a TNC e precisamos deste tipo de parcerias”, declarou o prefeito Luiz Fernando. Como a água para os 400 mil habitantes do município e também para suas empresas vem das zonas rurais e de proteção ambiental, o trabalho tem efeitos didáticos para todos os moradores e instituições.

Para o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello, esta é uma excelente iniciativa que segue a linha do que qualquer gestão pública precisa. “A produção de água, que depende do bom estado de nascentes e riachos, é somente um dos serviços ambientais prestados por essas áreas ao lado do clima, da paisagem, da biodiversidade e dos alimentos”, lembra.

O “Nascentes Jundiaí” tem como uma de suas propostas preservar toda a zona rural onde estão os mananciais, evitando problemas daqui a 10 ou 20 anos. “Este projeto é um exemplo para o Estado. Só por meio de parcerias conseguiremos garantir a sustentabilidade de forma integral”, reforça o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

O trabalho em andamento em Jundiaí é um projeto-piloto local e também global da Coalizão Cidades Pela Água, que a TNC, uma das maiores organizações ambientalistas do mundo, está desenvolvendo na bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (uma das áreas com maior estresse hídrico do país) em parceria inicialmente com grandes empresas como Ambev e Coca-Cola Brasil.

“O objetivo de grande alcance é ampliar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas e, ainda, reduzir os riscos para os moradores e empresas sobre esse elemento fundamental para a vida”, completa o gerente Nacional de Água da TNC, Samuel Barreto.

Recomendados para você