Dia Mundial Sem Carro terá 'Caminhada Via Rio'

Dia Mundial Sem Carro terá 'Caminhada Via Rio'

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza, no próximo dia 22, a Caminhada Via Rio, para marcar o Dia Mundial Sem Carro, com trajeto definido nas avenidas que margeiam os rios urbanos de Jundiaí.

O objetivo do evento, além de mobilizar a população para priorizar a caminhada, tem a intenção de despertar o interesse sobre a educação ambiental desses trechos de cursos d´água importantes que integram a bacia do Rio Jundiaí.

“Jundiaí conta com muitos cursos d´água, entre eles o Rio Jundiaí, o córrego do Mato e o Guapeva, que cortam a cidade e nem sempre ganham a atenção da população. Esse evento é importante para sensibilizar as pessoas sobre a riqueza que está em plena região Central. O Córrego do Mato, por exemplo, que divide a Avenida 9 de Julho, é um afluente da Bacia do Rio Jundiaí cuja despoluição iniciada em 1983 já permite que o curso d’água contribua para o abastecimento de cidades situadas à jusante”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, lembrando que o Dia Mundial sem Carro foi instituído pela primeira vez na França, em 1997, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, o estímulo às formas alternativas de mobilidade e às diversas ações em prol da melhoria do meio ambiente e qualidade de vida nas cidades.

O trajeto completo do percurso tem início no Paço Municipal, às 8h30, e segue pela Avenida Frederico Ozanan até o Viaduto Sperandio Peliciari, rua José do Patrocínio, avenida Odil Campos Saes, rua Messina e avenida Nove de Julho.

O trajeto completo tem aproximadamente 10 quilômetros e contará com uma apresentação para despertar a percepção dos participantes à leitura do território a ser percorrido, sob a perspectiva dos rios. No evento será lançado o Concurso Nacional Vale do Rio Jundiaí, para elaboração de projetos para requalificação urbana de parte de trecho do rio.

Recomendados para você