Seis câmeras do Sistema Detecta já operam em Jundiaí

Seis câmeras do Sistema Detecta já operam em Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) já instalou seis câmeras de segurança pública relativas ao convênio com o Sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

Até o fim desta semana serão nove câmeras em funcionamento na cidade, com expectativa de 70 mil leituras de placas de veículos por dia.

Estas informações foram passadas aos participantes da reunião mensal do Conseg Barão de Jundiahy, realizada nesta quarta-feira, na ACE. Durante a reunião, o empresário e conselheiro da entidade, Danilo D'Angelo, explicou detalhes do Sistema e reforçou que Associação Comercial é apenas a facilitadora deste projeto em prol da área de segurança pública do município.

"É importante observar que a câmera não fará o monitoramento apenas da área onde será instalada, fará um monitoramento que vai atender a toda a cidade."

Danilo explicou que o Sistema Detecta funciona através de câmeras particulares de LAP (leitura automática de placas). É um sistema inteligente e independente da intervenção humana.

"Após a leitura das placas, o próprio Sistema aciona as viaturas policiais mais próximas do veículo vinculado a algum tipo de crime como furto, roubo, pessoas procuradas ou automóvel de interesse para investigação. Por isso é muito importante a mobilização de toda a sociedade."

O Capitão da 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia, Samuel Barban Ruiz, explicou que quanto maior o número de câmeras, melhor para toda a cidade uma vez que o Sistema correlaciona informações e imagens de pessoas e veículos e possibilita ações policiais coordenadas, auxiliando o trabalho da Polícia em atividades operacionais e investigativas.

"Mais importante do que a prisão de infrator é não permitir que o delito aconteça."

Para mostrar como a sociedade pode se organizar para implantar câmeras de monitoramento particulares no Sistema Detecta, a ACE Jundiaí realiza, nesta quinta (20), às 19h, no Empreendace – Inovação e Coworking um encontro com representantes de bairros e condomínios. O encontro contará com a participação de representantes do Conseg Jundiaí Leste, Conseg Barão de Jundiahy e de forças policiais.

Danilo afirma que o encontro pretende mostrar às pessoas a simplicidade do funcionamento do Detecta, o valor baixo do investimento, esclarecer dúvidas quanto à segurança das informações e quais são os procedimentos para a implantação do Sistema.

Também será uma oportunidade para apresentar qual a estratégia usada pela ACE no município, disponibilizando a plataforma para todas as forças públicas de segurança, inclusive complementando o sistema OCR da Guarda Municipal no combate à criminalidade.

Quem quiser participar pode confirmar presença pelo telefone (11) 3308-4328.

Recomendados para você