Arborização Urbana em Jundiaí é obrigatória e considerada patrimônio público

Arborização Urbana em Jundiaí é obrigatória e considerada patrimônio público

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e não é segredo para ninguém que elas são importantíssimas e essenciais para a nossa qualidade de vida. Na região de Jundiaí, somos privilegiados pela Serra do Japi com seus 354 quilômetros quadrados de área verde. Ela faz divisa com quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva, e apresenta um grande número de espécies e vegetais.

Espalhados pela cidade, também podemos encontrar pontos de Arborização Urbana, um conjunto de árvores plantadas ou naturais que compõem a paisagem urbana. Estas árvores, não são apenas dar à cidade uma paisagem verde, mas elas cumprem um papel muito importante para o equilíbrio da saúde da população e do clima da cidade. Em Jundiaí, por exemplo, a Arborização Urbana é obrigatória e estabelecida por lei, e as árvores são consideradas patrimônio público.

arborizacao urbana em jundiai e obrigatoria e considerada patrimonio publico1Árvores da Rua Anchieta, em Jundiaí. Foto: Vera Aida Borin

Quais benefícios a arborização proporciona à cidade?

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), elencou diversos motivos pelo qual é importante termos árvores espalhadas pela cidade. Além de proporcionar sombras, elas têm um papel essencial para o aumento da umidade relativa do ar, ajuda a amenizar a temperatura em dias mais quentes, retém partículas poluentes, cumpre o papel na absorção do dióxido de carbono, minimiza os impactos da chuva, assim como ajuda a reduzir as enchentes. Elas também ajuda a manter o reabastecimento do lençol freático, reduz a velocidade dos ventos e ajuda até na redução da poluição sonora.

arborizacao urbana em jundiai e obrigatoria e considerada patrimonio publico4Paço Municipal de Jundiaí. Foto: Canal Zeppelin Drones

Árvores: nosso equilíbrio

Com todos esses motivos citados acima, podemos dizer que, graças às árvores, podemos ter equilíbrio na vida urbana. Antigamente, ‘guardiões’ diziam que as árvores são considerados seres sagrados e que geram o elo entre o ser humano e a natureza.

Equilíbrio esse que traz benefícios para a nossa saúde que, muitas vezes, nem notamos. Graças a elas, podemos respirar melhor. Um estudo recente mostrou que 1 hectare de árvores assimila, aproximadamente, 5 toneladas de carbono e libera de 8 a 10 toneladas de oxigênio por ano.

Um árvores isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a 5 condicionadores de ar funcionando 20 horas por dia. Além disso, suas folhas retêm a poeira suspensa no ar. Ruas arborizadas têm 25% menos poeira que vias sem árvores.

arborizacao urbana em jundiai e obrigatoria e considerada patrimonio publico2Flamboyant vermelho na Rua Cica. Foto: Diego Bueno

O manejo adequado das árvores

A Unidam alerta que toda poda de árvore é um agressão a um organismo vivo que possui todas as estruturas e funções bem definidas. Para a poda, deve ser realizada a técnica adequada, visando sempre a integridade da espécie e de sua configuração natural.

A poda de raízes só pode ser realizada em último caso, pois pode desestabilizar a árvore e facilitar a entrada de cupim, fungos e bactérias nos troncos, que acabam provocando doenças e podem matar a planta.

Árvores nas calçadas

Facilmente encontramos pela cidade, calçadas levantadas ou danificadas pelas raízes das árvores. De acordo com a Unidam, esse dano é causado pela falta de espaço para o desenvolvimento das raízes. O canteiro insuficiente faz com que as raízes destruam o concreto e as impedem de absorver água das chuvas. Por esse motivo, não é permitido concretar a base das árvores.

Defendida por lei

Quando o assunto é arborização urbana, existem lei que defendem e protegem as árvores espalhadas pela cidade. Conforme o decreto estabelecido pelas leis municipais nº 3233/1988 e nº 8.837/2017, em Jundiaí, além da arborização ser obrigatória e tida como patrimônio público, é proibido também podar ou remover árvores das calçadas e áreas públicas. Essa pratica configura crime ambiental e pode gerar multa. A poda, remoção, tratamento e plantio de árvores em áreas públicas, só pode ser feita por equipes autorizadas da Prefeitura.

Além disso, também é proibido amarrar faixas ou pregar cartazes nas árvores públicas, sob pena de multa.

Apesar de seu um dia comemorativo, devemos lembrar delas sempre e fazer a nossa parte. Observar, cuidar e preservar com carinho as árvores da nossa cidade, proporciona melhor qualidade de vida para nós e para às futuras gerações.

Recomendados para você