Dia Mundial sem Carro: confira as ciclovias de Jundiaí

Dia Mundial sem Carro: confira as ciclovias de Jundiaí

Neste sábado, 22, é comemorado o Dia Mundial sem Carro, uma data internacional e que tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Uma das opções de transporte levantadas como sustentável neste dia, é o uso da bicicleta, que além de ajudar o meio ambiente, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Em Jundiaí, atualmente, encontramos 7,2 km de ciclovia no total. De acordo com a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), ainda existem ciclovias de lazer ou internas aos parques, mas estas não são consideradas para mobilidade.

É possível encontrar espaço para andar de bicicleta dentro do Parque do Engordadouro, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Parque Tulipas, Vale Azul.

A UGPUMA também ressalta que a cidade de Jundiaí possui o Plano Cicloviário. O Plano Cicloviário possui 174 km, sendo que, 50 km já conta com projetos em vários estágios de estudos. A gestão tem buscado recursos para a viabilização de projetos que ampliem os espaços específicos para o traçado de bicicletas.

Veja a lista de ciclovias pela cidade:

4,2 km na Avenida Antônio Pincinato
1,8 km na Avenida Caetano Gornati
0,3 km no Viaduto do Córrego das Walkírias
0,3 km na Avenida do Córrego das Walkírias
0,6 km nos viadutos da Avenida 9 de Julho

 

Recomendados para você