Conheça as árvores nativas típicas de Jundiaí

Conheça as árvores nativas típicas de Jundiaí

Jundiaí é uma das quatro cidades que dividem e compartilham da Serra do Japi, área verde com mais de 354 quilômetros quadrados que e apresenta um grande número de espécies e vegetais. “Jundiaí está inserido no bioma Mata Atlântica, esta vegetação é dominada por árvores de diversos tamanhos que compõe uma das florestas mais ricas em diversidade do mundo”, conta Thiago Pires, Engenheiro Florestal que trabalha no Jardim Botânico de Jundiaí.

Nesta sexta-feita (21), foi comemorado o Dia da Árvore, por isso, procuramos conhecer as espécies de árvores nativas típicas de Jundiaí e fizemos uma lista delas para vocês:

Jequitibá

O jequitibá é uma das árvores mais altas do Brasil, sendo a maior da Mata Atlântica. Ele mede, em geral, de trinta a trinta e cinco metros, mas pode atingir até sessenta metros - altura de uma construção de vinte andares -, sendo visualizado ao longe, quando atinge a idade adulta, muito acima das outras árvores.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai jequitiba

Jatobá

A origem do nome jatobá vem do tupi e quer dizer “árvore com frutos duros”. No passado, foi muito utilizada pelos povos indígenas em momentos de meditação. Assim, o jatobazeiro passou a ser considerado um patrimônio sagrado brasileiro.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai jatoba

Cedro

O cedro é uma espécie rara e que produz uma das madeiras mais apreciadas no comércio, tanto brasileiro quanto internacional, por ter coloração semelhante ao mogno e, entre as madeiras leves, é uma das que possibilita o uso mais diversificado.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai cedro

Paineira

A Paineira é uma árvore ornamental brasileira de flores grandes e vistosas. Ela é considerada um árvore rústica e tem crescimento rápido.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai paineira

Canjerana

A canjerana é uma árvore de grande porte, podendo medir até 18 metros de altura. O crescimento dela é natural em vários tipos de solos, sejam eles férteis ou de baixa fertilidade. Porém, o crescimento acontece com mais rapidez em solos úmidos e profundos.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai canjerana

Cabreúva

O pé de Cabreúva costuma florescer de julho a setembro, e a dar seus frutos entre outubro e novembro. Não é uma árvore fácil de vingar e crescer. Seu crescimento é considerado moderado e ela conta com uma madeira pesada e dura. Apesar disso, apresenta alta resistência ao apodrecimento.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai cabreuva

Jacarandá

O jacarandá é uma espécie de médio porte com 5 a 10 de altura. Ela floresce durante os meses de setembro/dezembro e os frutos amadurecem entre agosto e setembro. Por ser bastante ornamental, é bastante utilizada no paisagismo em geral. Além disso, é usada com frequência também na recuperação de áreas degradadas, visando a recomposição arbórea de cidades.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai jacarandáFoto: João Gibb

Ipê-amarelo

Essa árvore, com certeza, todo mundo já viu pelas ruas de Jundiaí. Os Ipês-amarelos, que pode chegar a 20 metros de altura, floresce a partir do final do mês de julho prolongando até setembro. Além de dar uma bela enfeitada na cidade, é uma árvore naturalmente brasileira.

dia da arvore conheca as arvores nativas tipicas de jundiai ipê joão gibbFoto: João Gibb

Além dessas árvores, em Jundiaí é possível encontrar também Guaritá, Peroba-rosa, Guatambu, Cambará, Guanandi, Angico, Louro-pardo, Embaúba, Copaíba, Canela, entre muitas outras.

Como a cidade apresenta também áreas de vegetação de Cerrado onde podem ser encontradas árvores típicas deste bioma, também podemos encontrar por aqui árvores mais raras como Pequi, Angico-do-cerrado, Pau-santo, Pau-terra, Perobinha-do-campo, Pau-cinzeiro e Caviúna-do-cerrado.

Recomendados para você