População poderá 'visitar' corpo humano na FMJ

População poderá 'visitar' corpo humano na FMJ

Anualmente, no mês de outubro, a Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza a Semana do Corpo Humano. Neste ano o evento começa na segunda-feira, dia 15 de outubro, e termina no dia 20 de outubro, das 8h às 20h, com o tema "Sistema Sensorial".

Os visitantes poderão entrar no macromodelo do corpo humano e vivenciar uma experiência utilizando os 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Os órgãos serão apresentados por meio de peças anatômicas reais no Museu de Anatomia, permitindo que todas as experiências e abordagem microscópica se tornem mais próximas da realidade do aluno.

“A Semana do Corpo Humano faz com que a gente aprenda com afinco sobre o tema, pois transmitir conhecimento não e fácil e exige dos alunos bastante estudo e dedicação. Quando você vê o resultado é muito gratificante”, acrescenta a estudante do 1 º ano, Arthur Mozar, porta voz da semana do Corpo Humano.

Na segunda-feira (15), às 8h haverá uma solenidade de abertura com presença do professor idealizador do projeto, Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho e do diretor da instituição, Edmir Américo Lourenço, seguido de uma palestra com a Dra. Karime Petermann Choueiri, formada em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com residência em neuropsiquiatria na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sobre “Distúrbios psiquiátricos envolvendo o sistema sensorial”.

Para solenidade são esperados: a representante da Turma L e da Comissão Geral da IX Semana do Corpo Humano, Thamires Clair Rodrigues, o Aluno da Turma XLIX e Comissão Geral da VIII Semana do Corpo Humano, Leonardo Bacarat e o Gestor da Unidade de Saúde do Município de Jundiaí, Tiago Texeira.

Cerca de 2500 estudantes estão inscritos para visitar a exposição que integra elementos microscópicos, macroscópicos, brincadeiras educativos e explicações interativas, com o objetivo ensinar e levar conhecimento de forma mais lúdica.

A preparação da Semana foi feita com divisão de tarefas e por grupos “Nos dividimos em grupos e cada um desenvolveu sua parte, porém todos se ajudavam independente das subdivisões. Pretendemos agregar conhecimento para alunos e visitantes”, finaliza Arthur.

A visita dura em média duas horas e meia. A exposição acontece no prédio sede da FMJ (Rua Francisco Telles, 250, Vila Arens- Jundiaí-SP). Visitas à parte custam R$15,00 e a população poderá participar de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Recomendados para você