Começa a segunda fase das obras do viaduto das Valquírias

Começa a segunda fase das obras do viaduto das Valquírias

A segunda fase da obra do viaduto das Valquírias, que liga o Vetor Oeste à região central, teve início na manhã desta terça-feira (13). O prefeito Luiz Fernando Machado esteve no local para acompanhar o início dos trabalhos. Após a conclusão da obra, que tem prazo estimado em dez meses, o tráfego no viaduto será liberado nos dois sentidos. O investimento total feito pela Prefeitura de Jundiaí será de R$ 14,5 milhões em recursos obtidos por meio de um financiamento junto ao Desenvolve SP.

Pelo local devem passar, diariamente, cerca de 1,2 mil veículos por hora no pico, segundo estimativas da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). “É uma obra de grande importância para o Município pois vai ajudar muito a desafogar o trânsito em outras regiões da cidade. O Vetor Oeste é a região que mais cresce há muito tempo e, por isso, estamos atentos às questões envolvendo trânsito e transporte para os moradores”, destacou Luiz Fernando.

Ainda de acordo com o prefeito, o início dos trabalhos representa uma vitória importante para a cidade especialmente pelas condições que a atual Administração recebeu esta demanda. “Quando chegamos, não havia projeto feito e não havia sido feita a desapropriação de uma área próxima. Nos reunimos com a família, resolvemos a situação e fomos atrás dos recursos para execução, uma vez que não havia sido deixado nada no Orçamento para isso”, ressaltou.

A obra completa inclui a implantação das marginais direitas ao Córrego das Valquírias, nos trechos: (1) entre a avenida Prefeito Luiz Latorre até a rua do Retiro; (2) rua do Retiro até a avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães; (3) avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães até Marginal da Rodovia Anhanguera; (4) Remodelação viária da Avenida Osmundo dos Santos Pellegrine, alças de acesso e retorno ao Viaduto da Rodovia Anhanguera; (5) avenida Adoniro Ladeira.

Ao todo, serão realizados 44,6 mil metros quadrados de pavimentação, 5,5 mil metros quadrados de guias e sarjetas e implantação de galerias de águas pluviais. O viaduto das Valquírias integra o Complexo Viário Deputado Ary Fossen, construído pelo Governo do Estado de São Paulo com investimento de mais de R$ 200 milhões provenientes de recursos do pedágio.

Recomendados para você