Vereador Faouaz Taha lança campanha 'Festa Legal Não Tem Rojão'

Vereador Faouaz Taha lança campanha 'Festa Legal Não Tem Rojão'

O vereador Faouaz Taha (PSDB), eleito como presidente da Câmara Municipal de Jundiaí no último dia 18, lançou a campanha 'Festa Legal Não Tem Rojão'. Nas redes sociais, o vereador disse que 'a ideia é divulgar uma causa de tantos, sobretudo, nas festas de final de ano'.

O assunto é uma discussão antiga na cidade e que gera polêmica. Em junho deste ano, foi apresentado na Câmara para votação um projeto de lei de autoria de Faouaz, Rafael Antonucci (PSDB), Leandro Palmarini (PV) e Paulo Sérgio Martins (PPS), que defendia a proibição à soltura de fogos com estouro acima do permitido. Apenas fogos de efeito visual estariam liberados.

vereador faouaz taha lanca campanha festa legal nao tem rojao 1Vereador divulgou a campanha nas redes sociais. Quem quiser aderir, pode retirar o adesivo gratuitamente. Foto: Reprodução/Instagram Pessoal

Apesar de receber apoio de diversas associações e entidades da cidade, e até ganhar reforço através de uma campanha online, que contou com a assinatura de mais de 2 mil pessoas que apoiam a causa, o projeto foi rejeitado em plenário pela maioria dos parlamentares locais, com 12 votos contrários e cinco favoráveis.

votacao jundiai fogos placar

Na época, Faouaz disse que o porjeto foi sugerido pela sociedade e nada tem a ver com ser contra ou a favor dos lojistas. "Infelizmente, eles vendem um produto que prejudica as pessoas que não gostam e nos procuram. Ninguém acordou do dia para a noite querendo proibir os fogos. Esta é uma demanda que chegou até nós e foi discutida com dados e embasamento técnico”, lembrou o vereador.

LEIA TAMBÉM:
Itatiba terá queima de fogos silenciosa na festa de Ano Novo
Réveillon na Avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez
Proibição de soltura de rojões em Jundiaí: saiba como votou cada vereador

Proibição em outras cidades

O projeto de lei, não aprovado em Jundiaí, tem ganhado destaque e aceitação em outras cidades como São Paulo, Itatiba, Rio de Janeiro e Florianópolis. Neste final de ano, a soltura de rojões nestes locais serão sem barulho.

Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) sancionou em maio o projeto de lei que proíbe soltar fogos de artifício barulhentos dentro do município. A multa para quem descumprir a lei é de R$ 2 mil e terá o valor dobrado em caso de reincidência em menos de 30 dias.

Florianopólis também recebe 2019 sem barulho. Em novembro, eles anunciaram que a tradicional celebração de ano novo será comemorada com fogos de artifício silenciosos.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, também proibiu nesta sexta-feira (28) a fabricação, venda e uso de fogos de artifício cujo som ultrapasse 85 decibéis. Quem descumprir a proibição está sujeito a multas de até R$ 5 mil.

Em Itatiba, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou a lei que proíbe a soltura de fogos de artifícios que causam explosões e, consequentemente, barulho. O projeto de lei nº 5.136, de 15 de outubro de 2018, de autoria dos vereadores José Roberto Feitosa (DEM) e Roselvira Passini (DEM), proíbe também a comercialização, queima, soltura e manuseio de fogos de artifício deste tipo.

Acidentes por conta dos rojões aumentam

Apesar de tradicionais, o uso de fogos pode ser muito perigoso. Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) aponta que os acidentes com fogos de artifício triplicam em épocas de festas.

Além dos traumas ortopédicos, também são registradas queimaduras, comprometimento das córneas, perdas de visão, lesões auditivas e até mortes.

Campanha

Com a campanha, Faouaz Taha mostra insistência e empenho ao projeto. Nas redes sociais, o vereador divulgou que quem desejar aderir a campanha, pode retirar o adesivo gratuitamente nas unidades da Cão Late, na avenida 9 de Julho, rua Torres Neves ou na rua Odil Campos Saes. O adesivo também está disponível na Petz, Pet Nine e Kika Fresca.

 

 

Recomendados para você