Ronda Escolar intensifica o patrulhamento comunitário durante as férias

Ronda Escolar intensifica o patrulhamento comunitário durante as férias

Realizar durante o ano todo um patrulhamento comunitário pautado na qualidade dos serviços prestados à comunidade, bem como na busca por maior integração com os demais órgãos de segurança pública e também estar cada vez mais próxima da população, representa um dos principais compromissos da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em sua área de atuação.

Mesmo com o período das férias escolares que prosseguem até o final do mês de janeiro, as equipes operacionais em atividade diuturnamente nas ruas, inclusive nos finais de semana e feriados, intensificam este patrulhamento comunitário consolidado graças aos resultados plenamente satisfatórios já alcançados ao longo dos dois anos iniciais da atual Administração.

As equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda reforçam as demais buscando dar sequência às ações diárias promovidas nos bairros com um trabalho diferenciado, inclusive em apoio aos agentes de segurança pública municipal que atuam junto ao Programa Centro Seguro, responsável por garantir o bem-estar dos profissionais que trabalham nos estabelecimentos comerciais e os frequentadores desta região.

Isso porque o patrulhamento de rotina em seu operacional visa coibir a violência, contribuindo dessa forma no sentido de minimizar os índices criminais, orientando e atendendo as necessidades imediatas da população.

Durante as férias escolares, o reforço na segurança é garantido a partir da migração dos agentes da Ronda para que se efetive o patrulhamento junto aos próprios públicos municipais, nos complexos esportivos e educacionais – uma vez que neste período o movimento de crianças aumenta significativamente -, e também em campos abertos, nos parques, onde os agentes acompanham com muita atenção as brincadeiras com pipas, na orientação sobre os perigos ao uso indevido do cerol: a linha cortante muitas vezes utilizada e que pode causar acidentes graves.

“Para suprir a demanda já no primeiro mês do ano, a Guarda Municipal de Jundiaí direciona as equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda para a realização das ações de patrulhamento; durante o ano letivo, são 111 Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) que contam com o acompanhamento diário dos Anjos, e também no entorno das mesmas, atendendo dessa forma toda a comunidade”, informou o subinspetor Mauro Rodrigues de Castro Junior – coordenador em exercício da Divisão Operacional.

As aulas nas Emebs retornam no dia 11 de fevereiro (segunda-feira). A partir desta data, as equipes voltam a atuar nos períodos matutino e vespertino, iniciando as atividades às 6h30 e finalizando às 17h, acompanhando a entrada e saída de alunos e professores; prossegue até as 23h, conferindo também a movimentação dos estudantes do Ensino Médio que se dirigem aos terminais de ônibus urbano na volta para a casa.

Ao todo são 58 Anjos da Guarda distribuídos em 14 viaturas para cada período de trabalho.

Recomendados para você