Jundiaí sediará encontro para observar o eclipse lunar neste fim de semana

Jundiaí sediará encontro para observar o eclipse lunar neste fim de semana

A Escola Estadual Diógenes Duarte Paes, no bairro do Retiro, será o observatório em Jundiaí do Eclipse Lunar que acontece na madrugada do dia 20 para 21 de janeiro, de domingo para segunda. O espaço estará aberto ao público e todo equipado com lunetas astronômicas para a observação.

A iniciativa é do professor da Ufscar Paulo Sergio Bretones, com apoio do professor de Física da escola, professor Rafael Purgato. Ambos estarão no local para orientar os presentes. Bretones também ministrará uma palestra sobre o assunto.

"Os eclipses forneceram a primeira prova de que a Terra é redonda, foram utilizados no estudo da alta atmosfera e da rotação do nosso planeta, no tamanho e distância do nosso satélite além de variações em seu movimento. Também podem contribuir com a História na determinação de datas que se deram em tempos remotos", explica Bretones.

De acordo com o professor, na noite de domingo, a Lua irá nascer às 19h38min em São Paulo, mas às 01h33min, a Lua cheia começará a "mergulhar" na sombra da Terra, às 02h41min a Lua estará toda coberta pela sombra de nosso planeta. Isso vai até às 03h43min quando começará a sair da sombra até que à 04h51min sairá por completo e estará novamente toda iluminada pelo Sol. Desta forma, o meio do eclipse ocorrerá às 03h12min quando a Lua estará a cerca de 38 graus de altura sobre o horizonte.

LEIA TAMBEM

2019 terá cinco eclipses solares e lunares, dentre outros eventos astronômicos

Neste ano teremos ao todo 5 eclipses, 3 do Sol e 2 da Lua. Destes, o eclipse lunar de janeiro será totalmente visível no Brasil e outro em 16 de julho apenas parcialmente. O eclipse do Sol de 2 de julho será visto como parcial em parte de nosso país. 

"Fenômenos astronômicos são de grande impacto e despertam muito o interesse das pessoas, observados com equipamentos adequados e em outra perspectiva é uma experiência muito válida para o aprendizado e conhecimento humano", destaca Purgato convidando a todos para acompanhar esse espetáculo na escola Diógenes Duarte Paes.

Desta vez, o eclipse lunar será total e, além disso, teremos uma superlua de sangue. Quem perder a chance neste ano terá que esperar um pouco para a próxima oportunidade, pois o próximo eclipse total da Lua está previsto para apenas maio de 2021.

Serviço

Data: 21/01/2019 (segunda-feira)
Horário: 1h00 da manhã
Observatório: E. E. Diógnes Duarte Paes
Endereço: R. Flávio Queirós Novaes, 280 - Retiro

Recomendados para você