Morcego infectado com o vírus da raiva é encontrado no Parque Centenário

Morcego infectado com o vírus da raiva é encontrado no Parque Centenário

Primeiro morcego infectado com raiva foi encontrado em uma casa no bairro Parque Centenário, em Jundiaí (SP). Os agentes de saúde também encontraram colônias de morcegos na região.

 

Em 2018, três morcegos infectados com o vírus da raiva foram encontrados em Jundiaí, nos bairros Torres de São José, Vila Rami e Santa Clara. Cinco bois morreram em decorrência da raiva no bairro Rio Acima.

A maior preocupação da Zoonoses é com os animais de estimação, que precisam estar com a vacina contra a raiva em dia. Essa vacina é disponibilizada todo ano.

O veterinário da Zoonoses de Jundiaí Luís Gustavo Grijota explica que encontrar um morcego infectado sempre gera preocupação, já que é preciso levantar a possibilidade de que outros morcegos positivos para o vírus da raiva estejam circulando pela região.

"A partir disso, precisamos levantar a cobertura vacinal dos cães e gatos daquela região e preparar o morador daquela área para o caso dele se deparar com um morcego caído ou com um comportamento anormal."

De acordo com o veterinário, o comportamento anormal do morcego se dá quando ele está voando durante o dia, quando está caído no chão, pendurado em uma cortina ou quando ele entra em um cômodo e fica sobrevoando o local.

Já o comportamento considerado normal, biológico da espécie, é quando o animal está parado na colônia durante o dia e voando somente durante a noite.

Luís Gustavo explica ainda que, caso você encontre um morcego com esses comportamentos anormais, a primeira medida é: não encoste nele.

"Você pode manter o cômodo em que ele foi encontrado fechado ou inutilizado, ou então jogar um anteparo sobre o animal, pode ser um pote de sorvete vazio, um pano ou uma bacia. O passo seguinte é ligar para a Zoonoses ou para o 156 da prefeitura e uma equipe vai até o local para fazer a retirada do animal."

O veterinário conta ainda que o morcego tem o comportamento de ficar se lambendo e, como vive em colônia, um fica lambendo o outro e, assim, pode depositar um pouco de saliva contaminada com o vírus da raiva.

"Se a gente tiver uma fissura no dedo, um microcorte, um simples toque nesse animal pode transmitir a raiva", alerta Luís Gustavo.

A Zoonoses ressalta que é preciso ter uma relação saudável com os morcegos. Os animais não devem ser mortos, já que são muito importantes para a natureza.

Via G1

Recomendados para você