Rede em Jundiaí acolhe mulheres vítimas de violência

Rede em Jundiaí acolhe mulheres vítimas de violência

Uma rede de mulheres em Jundiaí criou um projeto para acolher outras mulheres vítimas de violência física, psicólogica e sexual. A rede Valentes, que começou a operar há uma semana, visa ligar voluntárias a mulheres desamparadas, a fim de encaminhar as denúncias para os órgãos competentes.

"Nós também sabemos da imensa dificuldade em tomar coragem para fazermos uma denúncia: o medo de irmos sozinha, não ter com quem deixar nossos filhos, não saber dos procedimentos, o medo de ser desacreditada, medo das ameaças do agressor, falta de proteção... São muitas as barreiras machistas e os preconceitos para que a gente possa exercer o nosso direito e nos sentirmos um pouco mais seguras", diz texto de apresentação sobre o projeto. 

A ideia inicial foi pensada por quatro jundiaienses, engajadas em causas sociais em Jundiaí. O Tribuna de Jundiaí conversou com a Fernanda Mendes, que é também Promotora Legal Popular (PLP), para saber um pouco mais sobre a iniciativa. Também integram o projeto Mariana Janeiro, Rose Gouvea e Érika Sanduvetti.

"É uma rede para integrar essas mulheres, para que a gente possa, por meio das denúncias, direcionar elas. E nós queremos também ser uma rede de apoio. Várias mulheres, como psicólogas, arte-educadoras, advogadas, dentre outras profissões, vão nos ajudar", informou Fernanda.

A primeira reunião do projeto com todas as voluntárias aconteceu nesta quinta-feira (8), para melhor direcionamento das ações que serão realizadas. Neste início, a rede Valentes auxilia na divulgação de casos de violência contra a mulher na região. "Estamos no começo, montando a rede e criando laços", continou a idealizadora.

Dentre os projetos a serem realizados, o grupo pretende formar fóruns permanentes para discutir projetos que melhorem a qualidade de vida das mulheres de acordo com a região em que estão inseridas. Elas também pretendem disseminar informação por meio de podcats, palestras em escolas e empresas, workshops, clubes de leituras, dentre outros.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas na página do Facebook. O número para denúncias é (11) 98422-7182.

Recomendados para você