CPFL registra quase 2 mil fraudes e furtos na rede elétrica de Jundiaí em 2018

CPFL registra quase 2 mil fraudes e furtos na rede elétrica de Jundiaí em 2018

A CPFL Piratininga registrou, em 2018, 1.959 ocorrências de fraudes e furtos de energia elétrica em Jundiaí. Em toda a região foram 3.478 irregularidades na rede elétrica, após realizar mais de 16 mil ações de inspeção no sistema elétrico.

Foram inspecionadas as cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira e Vinhedo. Depois de Jundiaí, a cidade que mais apresentou irregularidades foi Campo Limpo Paulista, com 799 casos, seguido por Várzea Paulista, com 567.

Juntando todas as irregularidades encontradas na região, a CPFL conseguiria abastecer 4.637 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano.

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia.

De acordo com a empresa, a regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

A CPFL ainda reiteira que consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população, já que pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Fiscalização

Nos últimos anos, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 163,832 mil inspeções, aumento 79,7% na comparação com as 91,125 mil inspeções executadas em 2017.

Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 35,352 mil casos de fraudes e furtos, recuperando 84.847 MWh de energia (suficiente para abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão)

O Grupo CPFL Energia ainda desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.

Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 0800 774 4286.

Recomendados para você