Menina de 9 anos desenha “guia” de passeios em Jundiaí para amigo venezuelano

Menina de 9 anos desenha “guia” de passeios em Jundiaí para amigo venezuelano

As aulas das escolas municipais de Jundiaí começaram nesta semana e a pequena Victória, de 9 anos, começou o ano letivo dando um show de inspiração.

Para ajudar um colega que se mudou da Venezuela para Jundiaí, Victória decidiu desenhar um “guia” de passeios em Jundiaí para que ele possa se divertir.

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Carla Miranda, mãe de Victória, contou que ela chegou em casa após o primeiro dia de aula entusiasmada com o novo amigo e contou várias coisas sobre ele.

Depois, ela começou a fazer perguntas como: “Mãe, o sorvete do Sesc é barato?”, “De domingo precisa pagar o ônibus?” e “É caro ir para São Paulo de trem?”.

Como a menina costuma ser bem comunicativa, a mãe não suspeitou de nada. Algumas horas se passaram e, enquanto desenhava em um bloquinho, Victória continuava com as perguntas.

menina de 9 anos desenha guia de passeios em jundiai para amigo venezuelanoO guia tem quatro páginas com as dicas. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

“Eu perguntei o que ela estava fazendo e ela disse que queria que o novo amigo conhecesse a cidade, pois ele veio de outro país e ficaria muito feliz de ir nos lugares que vamos”, contou a mãe.

Carla contou que a família costuma passear nos parques da cidade, visitar museus e andar de trem para conhecer lugares novos. “Brincamos que são os lugares BBB: bom, bonito e barato”.

menina de 9 anos desenha guia de passeios em jundiai para amigo venezuelano 4Victória e o irmão, Gabriel. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Apesar de saber o quão especial Victória é, a mãe contou que ficou encantada com a atitude dela e, principalmente, em como ela ficou preocupada com o novo amigo. “Ela disse que não devia ser fácil sair da Venezuela e deixar tudo o que gostava para trás”, disse.

O sobrenome dela é empatia

E as atitudes de Victória em se colocar no lugar do próximo não param por aí. A mãe contou que desde pequena ela é amorosa, tem gênio forte e uma capacidade infinita de amar o mundo.

“Ela vai à escola pública desde os quatro meses de idade e sempre foi muito bem cuidada. Diferente da maioria, ela sempre se adequa ao que é diferente para poder fazer amigos”, relata.

E foi isso o que ela fez. Há dois anos, ela começou a estudar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) sozinha em casa, pois havia um amigo surdo na classe dela. “Na sala de aula tinha um intérprete de Libras e isso despertou seu interesse”, diz a mãe.

menina de 9 anos desenha guia de passeios em jundiai para amigo venezuelano 2Victória em frente a Ateal Jundiaí. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Atualmente, Victória começou a fazer o curso na Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal) em Jundiaí.

“Quando vai à escola, cerca de três ou quatro cachorros de rua a acompanham. Ela colocou o nome em todos. Alguns ficavam esperando ela na escola até a hora de ir embora”, conta Carla.

A mãe contou que, depois de criar o “guia” de passeios da cidade para o amigo, Victória pediu a Deus para abençoar a família dele a Venezuela.

“Eu fiquei muito emocionada e por isso resolvi compartilhar. Senti como se Deus estivesse ali me mostrando o que é ser humano”, conta Carla.

Recomendados para você