Motoristas de ônibus são treinados para melhorar atendimento à população

Motoristas de ônibus são treinados para melhorar atendimento à população

A Prefeitura de Jundiaí criou em 2018 o programa "Bom Motorista", com o intuito de melhorar as condições no serviço de transporte coletivo oferecido na cidade.

Com isso, foram entregues nesta semana premiações aos profissionais que se destacaram no ano passado.

A iniciativa acontecerá de forma contínua, sempre com o objetivo de qualificar o desempenho profissional dos motoristas e reverter na melhoria da prestação do serviço de transporte.

Presente ao evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais do transporte coletivo da cidade, que são responsáveis por cerca de 120 mil viagens diárias.

“Estamos cientes da necessidade de promover investimentos no sistema de transporte coletivo e isso, certamente, passa pela qualificação dos motoristas no exercício de suas funções. Melhorar as condições de trabalho desses profissionais e a postura no atendimento refletem na qualidade do serviço prestado aos usuários de ônibus, que é a nossa meta principal”, afirmou.

Além do programa “Bom Motorista”, os investimentos dos últimos dois anos incluem câmeras de vigilância em todos os ônibus e GPS - para monitoramento dos trajetos e redução dos atrasos, alternativa de pagamento da passagem com cartão de débito, crédito ou carteira virtual.

Também foram entregues 50 novos veículos em dezembro, todos com entrada USB disponibilada aos usuários. O gestor municipal de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro, lembrou que, além da capacitação dos profissionais, desde o inicio da gestão o diálogo tem sido frequente junto às concessionárias para garantir investimentos que promovam mais conforto e segurança para os usuários.

“Estamos atentos às manifestações dos passageiros para fazer as ações de acordo com as necessidades apresentadas”, afirmou.

Premiados

 Ao todo, segundo a UGMT, 330 motoristas participaram do programa no ano passado. Desse total, 18 foram certificados como motorista “Ouro”, 49 como “Prata” e 202 como “Bronze”.

A classificação foi definida de acordo com a participação dos profissionais nas ações, que foram divididas em quatro fases: drogas e álcool (em parceria com a Guarda Municipal), direitos e deveres individuais no transporte de passageiros (com o Procon), frenagem de veículos pesados (com a GMJ) e saúde (com a Faculdade de Medicina de Jundiaí).

 Premiado na categoria “Ouro”, o motorista José da Luz Oliveira, que trabalha no sistema municipal há 22 anos pela Viação Jundiaiense, elogiou o programa. 

"Gostei muito de participar dessas ações porque falam sobre coisas importantes que precisamos manter no nosso dia-a-dia, como o respeito aos passageiros, dirigir com o cuidado necessário e outras coisas.
Como ser humano, a gente tem muitas falhas, mas é pra isso que existem essas ações. Nos ajudam muito".

 

Além do reconhecimento aos participantes do programa, também foi entregue uma premiação extra aos motoristas Carlos José Tataciori e Rogério Antonio da Silva, escolhidos pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em função do bom atendimento realizado a pessoas com necessidade especiais que se utilizam do transporte coletivo.

Rogério, atuante no sistema municipal de transporte há 6 anos, não sabia da indicação e ficou muito feliz com o reconhecimento. "Quando vejo um deficiente visual ou um cadeirante no ponto de ônibus, sempre paro para perguntar se ele está deseja seguir comigo no ônibus. Não me custa nada ser atencioso e educado e acho que isso é uma obrigação como motorista e como ser humano".

Investimento contínuo

Na ocasião, também foi lançado o "Bom Motorista 2019", que contará com sete ações sobre os temas manobrabilidade de veículos pesados, assédio sexual e outras violências no transporte público, uso de dispositivos móveis na condução, excelência no atendimento, atendimento ao usuário especial (RAPS), Projeto Vozes da Cidade (Faculdade de Medicina de Jundiaí), cuidando da coluna, análise de multas, análise de acidentes de trânsito e análise de reclamações e ocorrências na operação.

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