Victória leva amigos venezuelanos a passeio por Jundiaí após criar guia

Victória leva amigos venezuelanos a passeio por Jundiaí após criar guia

Dias atrás contamos aqui no Tribuna de Jundiaí a história de Victória, de 9 anos, que para ajudar um colega que se mudou da Venezuela para Jundiaí, decidiu desenhar um “guia” de passeios em Jundiaí para que ele pudesse se divertir com a família na nova cidade.

A boa ação da pequena acabou gerando uma rede de ações que alcançaram a família de diversas formas. Neste sábado (23), as crianças ganharam um presente que ficará para sempre na lembrança.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 2O guia tem quatro páginas com as dicas. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Após ler a matéria do Tribuna de Jundiaí, a agência de turismo Mania de Trilha, ofereceu um passeio cortesia para Victória e para Jhon e Ken, o amigo venezuelano e seu irmão mais novo.

“Ficamos sabendo da história deles pelo Tribuna de Jundiaí, então entramos em contato e oferecemos o passeio. Nossa motivação maior era que eles pudessem conhecer a cidade e se sentirem acolhidos por aqui”, conta Giovanna Moraes, da agência de turismo.

Acompanhados de Carla Miranda, mãe de Victória, os três puderam fazer o passeio “Mania de Jundiaí”, que conta com um roteiro que passa por diversos pontos turísticos e históricos de Jundiaí.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 3Ken, Jhon e Victória conhecendo o ônibus que faria o passeio pela cidade. Foto: Tribuna de Jundiaí

Com os olhos e ouvidos atentos, e muita ansiedade, é claro, as crianças embarcaram em um Mercedes-Benz de 1978 e deram início à experiência turística pela terra da uva.

“Eu não sabia de nada, foi uma surpresa para mim”, conta a pequena Victória, que mal podia se conter de ansiedade pelo passeio. Perguntamos o que ela mais queria ver e a resposta foi certeira e muito animada: “as fazendas!”.

Jhon e Ken contaram que já visitaram alguns lugares de Jundiaí como os terminais de ônibus, o Maxi Shopping e o Coopercica.

Para Carla, ver a atitude da filha em ajudar o próximo significa muito. “Como mãe, sempre temos dúvida se estamos fazendo certo. Mas ver essas atitudes, me faz ver que estamos no caminho certo”, diz.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 6No Museu da Companhia Paulista, as crianças aproveitaram para registrar através de desenhos um pouco da visita ao museu. Foto: Tribuna de Jundiaí

Uma mãe chamada Jundiaí

“Eu gosto muito de Jundiaí e quero conhecer as fazendas que tem na cidade”, conta Jhon, que mora há poucos meses com a família na cidade.

Desde que saíram da Venezuela, a família já passou por Brasília, Manaus, Roraima e São Paulo. Antes de vir para Jundiaí, eles estavam morando em Rorainópolis, município de Roraima.

Por lá, eles moraram por quase dois anos, até que um padre de lá entrou em contato com um pároco de Jundiaí e pediu ajuda pela família. A igreja do bairro Corrupira, em Jundiaí, decidiu acolher e cuidar da família.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 13Ken e Jhon após colarem seus desenhos no Museu da Companhia Paulista. Foto: Tribuna de Jundiaí

Porém, as ajudas não pararam por aí. Logo quando chegaram a Jundiaí, uma grande rede de boas ações chegou até a família através de doações. Hoje, a mãe dos meninos trabalha na paróquia e o pai busca por uma oportunidade de trabalho.

Acompanhando os meninos durante os passeios, deu para perceber o potencial que as crianças têm em transformar pequenos momentos em histórias muito significantes. Com muita educação e parceria, Jhon e Ken contaram sobre as alegrias e tristezas da Venezuela.

A comida favorita de Jhon no Brasil é pão tostado com presunto e queijo. Já para Ken, o prato favorito é o de “domingo”: o famoso macarrão com frango assado.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 11Os irmãos observam o Mercadão Municipal da Ferroviários antes do almoço. Foto: Tribuna de Jundiaí

Questionados se existe alguma coisa que eles sentem falta na Venezuela, Jhon respondeu que sente falta da arepa e Ken rapidamente concordou com o irmão. “Parece a panqueca que vocês fazem aqui, só que mais grossa”, explicaram.

Com os momentos difíceis que a família passou até aqui, os meninos mostram muita empolgação com o carinho que receberam em Jundiaí. Até o ganho de peso virou motivo de alegria e eles fizeram questão de contar.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 7Passeio rendeu boas risadas entre os amigos. Foto: Tribuna de Jundiaí

Muitas histórias para contar

Com o passeio pela cidade, as crianças puderam conhecer parte da história de Jundiaí. O passeio começou na Estação de Trem de Jundiaí. Após a chegada do Expresso Turístico que sai da Estação da Luz em São Paulo com a Jundiaí, o passeio seguiu com o ônibus de 1978 para o Mercadão Municipal da Ferroviários.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 12Antes do passeio começar, Carla, mãe de Victória, inventou uma brincadeira com as crianças: quem encontrava mais rápido as estações de trem indicada por ela. Foto: Tribuna de Jundiaí

Logo após o almoço, foi a vez de visitar o Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa. A parada seguinte foi bem próxima dali, no Centro da cidade. Dessa vez para conhecer a Igreja Nossa Senhora do Desterro e o Museu Solar do Barão.

Saindo do Centro, o grupo seguiu para a Adega do Castanho e Clamar, para conhecer produtos artesanais e naturais, como geleias e compotas.

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 10Foto: Tribuna de Jundiaí

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 9Foto: Tribuna de Jundiaí

victoria leva amigos venezuelanos a passeio por jundiai apos criar guia 8Foto: Tribuna de Jundiaí

Recomendados para você