Dia da Biblioteca: espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros

Dia da Biblioteca: espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros

Nesta terça-feira, dia 9 de abril, é comemorado o Dia da Biblioteca, com o intuito de promover a prática da leitura entre as pessoas. Aqui em Jundiaí a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot é um espaço um tanto quanto aconchegante para aqueles que amam ler: o seu acervo é bem grande e chega a 49 mil livros.

Por mês, cerca de 4 a 5 mil livros são emprestados da biblioteca. Por dia, aproximadamente 250 pessoas passam pelo espaço, não apenas para ler, mas para aproveitar as outras atividades que lá são oferecidas, com o intuito de aproximar o cidadão desse espaço público de fomento à leitura.

"Até 2008, aproximadamente, existia uma ideia mais tradicional da biblioteca, baseada apenas em acervos e coleções. Mas nós podemos oferecer mais do que livros, devemos gerar acesso ao conhecimento e a cidadania", afirma a bibliotecária Michele Santana.

Com isso, o intuito é criar um espaço aconchegante, em que a pessoa queira ficar. "Oferecemos jogos, espaço para contação de história, brinquedoteca, auditório, agindo assim de forma mais abrangente e atingindo todas as faixas etárias", continua.

Um dos exemplos é o Clube de Leitura 50+ e o Leiturinha em Foco, que são visitas monitoradas de escolas da região. Há também contações de história para os pequenos, cada mês com um tema: dessa vez é Monteiro Lobato e o espaço está todo decorado com a temática do Sítio do Picapau Amarelo. Para os jovens, já são três edições do Torneio de Literatura Fantástica. Também há torneios de xadrez.

Mesmo com todas essas atividades, a bibliotecária observa que o número de empréstimos e de visitas ainda é baixo.

"São de 4 a 5 mil livros por mês em uma cidade com 400 mil habitantes, ainda é pouco. A publicação Retrato da Leitura fez uma pesquisa sobre e mostrou que os brasileiros leem, em média, dois livros por ano, muito pela dificuldade de interpretação de texto. Mas a leitura pode melhorar tudo isso, a interpretação, o vocabulário, a formulação de ideias", diz.

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 4"A leitura pode melhorar a interpretação, o vocabulário, a formulação de ideias", diz a bibliotecária. 

Uma das que fogem à regra é Jaqueline Soave, de 25 anos. Ela, que faz curso de idiomas no Centro de Línguas ali dentro do Complexo Argos, ao lado da biblioteca, frequenta o espaço duas tardes por semana, há aproximadamente um ano.

"É quase minha segunda casa. Tem sofás confortáveis, um acervo muito grande. Além disso é prático, não preciso comprar e encontro muitos livros, alguns deles difíceis de achar até mesmo na livraria. Do ano passado para cá já li uns 20 livros", conta.

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 2Para Jaqueline, o espaço é praticamente sua segunda casa

Para os que vão até o local pegar um livro e não sabem muito bem por onde começar, os funcionários então fazem uma seleção: em algumas prateleiras ficam algumas sugestões de leitura, com as obras que acabaram de chegar ao acervo ou que estão fazendo sucesso. Tudo é também separado por temática.

Em outra prateleira ficam os livros da 'Indicação Literária', que em cada mês é de um tema; em abril, os livros expostos são todos obras de grandes filósofos. Já o 'Leitura em Foco' apresenta obras de apenas um autor, apresentando sua biografia ao lado. Desta vez, o autor exposto é Carlos Heitor Cony.

O espaço também conta com acessibilidade, com acervo em braile e equipamentos para aqueles que tem baixa visão. Também há computadores abertos para a população, operados pelo CIJUN, para utilizar de maneira gratuita. Wi-fi, mesas para notebooks, mesas de xadrez, acervo de jornais e revistas, gibiteca, exposição, salas de estudo e cyber café são outras opções.

Para ser sócio, basta apresentar um documento com foto e um comprovante de residência de Jundiaí. A biblioteca abre de segunda à sexta, das 08h às 22h, e de sábado das 09h às 13h. O espaço fica dentro do Complexo Argos, na Avenida Doutor Cavalcanti, 396. 

Confira algumas fotos:

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 3São quase 50 mil livros!

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 9Não é muito aconchegante?

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 5Para quem fica perdido dentre tantas opções, os bibliotecários deixam algumas indicações

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 8Os livros são também divididos em estantes, cada qual com sua temática

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 7Para os jovens, há um espaço de literatura infanto-juvenil todo decorado, além de gibiteca

Dia da Biblioteca espaço de Jundiaí conta com acervo de 49 mil livros 6Já para os pequenos, um espaço todo lúdico onde são feitas contações de história; neste mês, a temática é de Sítio do Picapau Amarelo

Recomendados para você