Parque da cidade, o protetor da represa

Parque da cidade, o protetor da represa

O Parque da Cidade, que completa 15 anos no próximo domingo (21), é parte de um planejamento mais amplo, que envolveu sucessivas administrações e tinha por objetivo – numa época em que empresas como a Vulcabrás e a Cica, por exemplo, estavam deixando Jundiaí – dotar o município de uma infraestrutura excelente e, com isso, aproveitando a nossa privilegiada situação geográfica, inverter esse fluxo, fazendo com que passássemos a atrair empresas, o que garantiria o nosso desenvolvimento continuado.

Sua implementação teve início com a construção, pelo ex-prefeito André Benassi, da represa e da aprovação do projeto da estação de tratamento de esgoto, concluída na minha primeira gestão, quando também demos início e finalizamos a ampliação da represa, o que garantia o abastecimento futuro de Jundiaí mesmo em momentos de severa estiagem. Observando o que se passava em São Paulo, com as contínuas invasões das margens da Billings, resolvemos construir em volta do lago da represa um parque que, além de ser uma grande área de lazer, impedisse ocupações em seu entorno.

O plano deu certo. Hoje Jundiaí está no topo da lista das cidades brasileiras, conforme a última edição do ranking da FIERJ (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). O Parque da Cidade se tornou, de fato, além de uma magnífica área de lazer, o grande protetor da represa.

Miguel Haddad

Recomendados para você