Jundiaí deve ganhar empreendimento de habitação popular para moradores do Jardim Sorocabana

Jundiaí deve ganhar empreendimento de habitação popular para moradores do Jardim Sorocabana

No final da tarde desta terça (23), o secretário de Estado de Habitação de São Paulo, Flávio Amary, foi recebido pelo prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal.

Dentre os assuntos tratados, o secretário recebeu das mãos do prefeito o ofício que pleiteia a viabilização de um empreendimento da CDHU destinado às famílias moradoras do Jardim Sorocabana.

Quando atendido, o pleito representará a terceira fase da urbanização do núcleo, suprindo a demanda de 489 famílias moradoras no local.

“O Jardim Sorocabana está entre nossas prioridades para encontrarmos alternativas de financiamento que possam regularizar a situação de moradia de todas aquelas famílias”, salientou o prefeito, lembrando que o Município tem todo o interesse em desenvolver parcerias com o Estado para solução dos problemas habitacionais.

Para o secretário Flávio Amary, conhecer o problema dos municípios mais de perto é uma forma de poder entender melhor a necessidade de cada cidade. “Hoje conhecemos as necessidades em especial do Jardim Sorocabana para que possamos, em conjunto, encontrar uma solução viável entre Estado, Município e iniciativa privada. Nos empenharemos nisso”, salientou.

O encontro também contou com a participação da superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), Solange Marques, e da gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, além de gestores de outras plataformas de governo.

De acordo com a superintendente da FUMAS, a implementação de novos empreendimentos no município é praticamente inviável sem o apoio do Estado por conta do valor dos imóveis.

“No Jardim Sorocabana, por exemplo, temos 83% das famílias com renda inferior a três salários mínimos. Nesse núcleo não há condições de se promover a instalação da rede de coleta e afastamento de esgotos. Estas famílias precisam ser removidas do local para habitações com condições dignas”, acrescentou,.

Ela ainda lembrou de outro pedido encaminhado no ano passado, quando Jundiaí solicitou a concessão de aporte de recursos para projetos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida faixa 1, direcionado à urbanização do Jardim São Camilo.

Recomendados para você