Reurbanização da Vila Real já está em andamento em cinco pontos do bairro

Reurbanização da Vila Real já está em andamento em cinco pontos do bairro

O processo de reurbanização da Vila Real, em Várzea Paulista, já está em andamento, com obras em cinco pontos do bairro. A troca das aduelas – canais de escoamento de águas pluviais – no córrego da Rua Ilha Bela já foi feita em todo o trecho sob a Avenida Marginal do Rio Jundiaí e já está avançando pela Vila Real.

Também há, no momento, quatro vias com sistemas de drenagem de águas pluviais em execução: Avenida Tanabi (que já recebeu as guias); e Ruas Jataí, Franca e Cardeal. Tais obras serão importantes para permitir o livre e correto escoamento do volume originado pelas chuvas.

A canalização parcial do córrego já teve um avanço considerável até esta segunda-feira (3), com o assentamento de 84 canais de escoamento de 4 m de largura por 1,5 m de altura, que permitem uma vazão aproximadamente quatro vezes maior que a da canalização já existente. “84 aduelas já foram substituídas e outras 108 serão instaladas ao longo da Rua Ilha Bela, até a altura da Rua Capivari, em um sistema fechado; a partir dali, após a construção de uma transição, será feita a canalização aberta, com mais 158 aduelas”, relata o gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano.

No trecho da Avenida Tanabi previsto, já estão feitas as guias dos dois lados e estão sendo finalizadas as bocas de lobo, para que a pavimentação seja executada em breve. Os trabalhos de drenagem também prosseguem nas Ruas Jataí, Franca e Cardeal.

Primeira etapa

Em um primeiro momento, estão previstas as ações de pavimentação e drenagem na Avenida Tanabi e nas Ruas Jataí, Franca e Cardeal; a Travessa Franca e as Ruas Campo Mourão e Flórida também serão contempladas em breve. A previsão de término dessa fase é até agosto deste ano. Serão lançados 2.294 m² de asfalto e o investimento feito será de R$ 1.135.224,13.

O investimento total para a canalização parcial do córrego será de R$ 1.929.945,60 e a obra deve terminar em 12 meses.

As escadas hidráulicas serão executadas pela construtora, ao longo dos próximos meses, em ordem a ser definida pela viabilidade técnica e de acordo com o andamento das demais obras de drenagem e das pavimentações.

Os recursos são provenientes de um convênio com o Governo Federal.

Recomendados para você