Primeira fase do Viaduto da Ponte Seca, em Várzea Paulista, será inaugurada dia 17

Primeira fase do Viaduto da Ponte Seca, em Várzea Paulista, será inaugurada dia 17

Na próxima terça-feira, dia 17 de julho, às 10 horas, será inaugurada a Primeira Fase do Complexo Viário da Ponte Seca, que receberá o nome de Hermínia Fragas Cantareira, uma conhecida moradora do bairro.

A construção do Complexo Viário faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana da cidade, que além de desafogar o trânsito, valoriza a região, levando melhorias aos moradores e permitindo a vinda de investimentos.

A construção consiste em uma passagem superior à linha férrea, para ligar o bairro Ponte Seca à Avenida Duque de Caxias, no trecho próximo ao Jardim Promeca. A via alternativa permitirá acessar bairros das Zonas Norte e Leste do município e desafogar o Viaduto dos Emancipadores, sobrecarregado em certos horários.

A obra é fruto de um convênio com a Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo (antiga Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional).

Semáforos na Av. Duque de Caxias

Para facilitar o acesso ao Viaduto da Ponte Seca, a unidade de Trânsito realizou a instalação de semáforos na Avenida Duque de Caxias. A sinalização facilitará o acesso a Rua Richard Klinger, para que os motoristas possam chegar ao Viaduto da Ponte Seca. O local também recebeu sinalização de solo e placas.

2ª Fase - Retorno para Jundiaí

Após essa primeira etapa, que será inaugurada dia 17, e que atenderá à região do Jardim Promeca e Campo Limpo Paulista, a Prefeitura dará início à segunda fase do Complexo Viário da Ponte Seca, com uma ponte sobre o Rio Jundiaí, 500 metros após a alça de descida para a Marginal do Rio Jundiaí. Por ela, os motoristas poderão acessar o outro lado da Avenida (sentido Jundiaí). O projeto inclusive já foi elaborado pela Unidade Gestora de Obras.

Asfalto nas vias de acesso

O asfaltamento da Rua Richard Klinger e de um trecho da Rua Manuel Dias Ruivo também faz parte da estrutura viária do Complexo da Ponte Seca. O projeto previu a pavimentação e a colocação de boca de lobo, galerias pluviais, tubulação e poços de visita (câmara de onde se ramificam as instalações pluviais) na Rua Manuel Dias Ruivo e trabalhos de sistema de drenagem e urbanização na Rua Richard Klinger.

Hermínia Fragas Cantareira

Hermínia Fragas Cantareira nasceu em 14 de março de 1919. Filha de Benjamim Fragas e Maria Ruivo estudou em uma pequena escola situada próxima a estação ferroviária do município de Várzea Paulista. Ainda criança, após as aulas, ajudava seus pais na lavoura. Na adolescência envolvia-se em causas sociais e religiosas do bairro onde morava.

Casou-se em 20 de abril de 1935, com João Cantareira, na ainda denominada "Capela Nossa Senhora da Piedade", atualmente a Paróquia Central, que leva o nome da Padroeira do Município.

A família adquiriu um sítio no Bairro Ponte Seca. Enquanto João Cantareira trabalhava na estrada de ferro e conciliava seu trabalho ao da lavoura, Hermínia era responsável pelo cuidado com as vacas e a venda do leite. Ela participava de reuniões sociais de interesse do bairro e da cidade, inclusive quermesses da igreja Nossa Senhora da Piedade.

Hermínia acompanhou e participou da formação da comunidade católica São Pedro, no bairro Ponte Seca e foi escolhida como madrinha da mesma, pelo Reverendíssimo Padre Venilton Calheiros, que à época era pároco da igreja Nossa Senhora da Piedade.

Mesmo com idade avançada e saúde debilitada, em época de eleição Hermínia fazia questão de exercer seu papel de cidadã e votar, contribuindo, cobrando e discutindo sobre melhorias a serem feitas no bairro e no munícipio.

Hermínia Fragas Cantareira faleceu no dia 23 de setembro de 2005, com 86 anos de idade. Ela atravessou toda a história do município, passando por sua emancipação e a chegada dos imigrantes à região. Contribuiu para diversas causas dentre as quais se destacam a social e a religiosa. Deixou um legado de 13 filhos, 33 netos, 43 bisnetos e 11 tataranetos, somado a uma honrosa história de vida.

Recomendados para você