Marginal do Rio Jundiaí, em Várzea Paulista, chega a 2,5 km recapeados

Marginal do Rio Jundiaí, em Várzea Paulista, chega a 2,5 km recapeados

A Marginal do Rio Jundiaí está recebendo uma atenção especial da Prefeitura de Várzea Paulista, que já elaborou um amplo projeto de revitalização, no ano passado, com previsão de R$ 67 milhões em investimentos na estabilização de encostas e recuperação asfáltica, entre outros trabalhos.

Embora esse investimento dependa de grandes aportes financeiros do Estado ou da União, o Governo Municipal já conquistou, recentemente, um montante de quase R$ 2 milhões do Governo Estadual, para investir no lançamento de novo asfalto sobre a via, parte do pacote de melhorias Novos Caminhos.

Nesta semana, está sendo concluída a primeira etapa do recapeamento de 2.500 metros de extensão da via, sob gerenciamento da Prefeitura.

A primeira fase, praticamente finalizada, inclui o recapeamento da Marginal Esquerda, entre a divisa com Jundiaí e a Rua Issac Galvão, além da ligação entre as marginais da Avenida e a Rua e um trecho da Marginal próximo ao bairro Ponte Seca.

A área total recapeada da Marginal é de 19.650 m², em 2.500 metros lineares. Ao todo, o investimento é de R$ 861.161,12.

A segunda etapa, a ser iniciada em breve, contemplará, entre outras vias, 2.300 metros lineares da Marginal Direita (22.700 m²), entre o ponto à altura do nº 1.477 e o Viaduto dos Emancipadores; e a interligação entre as alças dele e a Avenida. O investimento será de R$ 1.095.504,49.

Segundo técnicos da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, os trechos foram escolhidos pois, neles, não é necessário fazer reparos na drenagem e no reforço de base de fundação, com um material que fica abaixo da capa asfáltica.

O recapeamento simples, basicamente com o lançamento do asfalto, já é suficiente para fazer a via suportar o tráfego de veículos. O convênio assinado com o Governo Estadual permite apenas o trabalho que vem sendo realizado na via.

A Prefeitura busca mais recursos para poder fazer todo o trabalho estrutural necessário nos outros trechos críticos da Marginal, que não puderam ser contemplados pelo atual contrato.

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