Várzea Paulista oferece variedade no Viveiro Municipal de Mudas

Várzea Paulista oferece variedade no Viveiro Municipal de Mudas

O viveiro de mudas da Prefeitura de Várzea Paulista está localizado no Parque Ecológico Chico Mendes e produz suas próprias mudas e conta com várias espécies. As mudas são utilizadas principalmente para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, cumprimento de TCRAS (Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental) e arborização urbana, além da doação de mudas aos munícipes.

 

Segundo o coordenador do Meio Ambiente, Rafael Tamberlini, a equipe está apta a indicar a melhor muda para cada área. Ainda de acordo com ele, as mudas mais pedidas são as espécies indicadas para calçadas. “Nestes casos temos mudas de Ypê Amarelo, Resedá, Aroeira Salsa, Oiti, Quaresmeira, Sibipiruna, Canafistola, entre outras”, informa.

Essa orientação é dada para evitar problemas que ocorreram no passado, com o plantio de árvores de grande porte e que tiveram que ser podadas. “Conhecendo o local onde o morar deseja plantar sua árvore, podemos indicar a espécie mais adequada e prevenir futuros problemas” relata Tamberlini.

Como solicitar uma muda?

Os interessados devem fazer uma solicitação à Unidade Gestora de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (11) 4606-8673.

É necessário o preenchimento de um cadastro, já que a árvore deve ser plantada somente dentro do município. O limite é de uma árvore por munícipe.

O morador também deverá receber orientações sobre os cuidados de cultivo. Depois, é necessário retirar a muda no Viveiro Municipal que está localizado na Rua Guarujá, 276, Jardim América II, Várzea Paulista (SP). O atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Recomendados para você